quarta-feira, 23 de julho de 2014

É tempo de eliminar os parasitas de Bacabal e todo Brasil nas Eleições 2014 - Por Wherlyshe Morais*

2014 é ano de eleições, é o tempo que surgem candidatos de todos os lugares, do mais pobre até o mais rico, é tempo da hipocrisia e falsidade reinarem em nossa sociedade, é tempo das mentiras mais descabidas serem contadas, é tempo das promessas de trabalhar em prol do coletivo, é tempo de prometer emprego, é tempo de comprar votos.

Compartilhe no Facebook


Mas é tempo de ficar atento, pois o ditado que diz ‘’por um todos pagam’’ não deve ser levado ao pé da letra, pois dentre milhares de candidatos acredito que devem existir os que pensam em trabalhar mesmo em prol do coletivo e que pensam na situação de sua cidade/estado e pensam em um futuro melhor para todos. Mas devemos lembrar que os cargos de deputados estaduais, federais, governadores e senadores são cargos com remunerações muito mas muito boa, e lógico que eles visam em primeiro lugar os benéficos, afinal quem não gosta de dinheiro? Quem não quer uma casa ou um carro ou qualquer coisa boa?

Sim, todos nós queremos, mas aí nasce o bendito olho gordo de muitos desses parasitas que estão por aí tanto como candidatos ou como candidatos à reeleição. E digo mais: os candidatos à reeleição em sua maioria não passam de meros parasitas. Mas o que são parasitas? O parasitismo é um fenômeno pelo qual uma planta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Então podemos definir os parasitas como os "políticos" que só visam interesse próprio e sobrevivem retirando nutriente ”$$$$$$$” de outro ser vivo que no caso são o estado, os cofres públicos e nós, meros mortais.

Em Bacabal, por exemplo, temos vários nomes concorrendo às cadeiras de deputados estaduais e federais, e tem os que acreditam que um dia o fenômeno Ceará pode voltar a acontecer, quem não lembra desse episódio? Sim, todos lembramos. Mas devemos lembrar dos que já estão no poder como deputados que aqui não citarei nomes, devemos lembrar do que eles fizeram, do que eles não fizeram, do que eles prometeram há 4 anos e lembrar que todos, simplesmente todos, ressurgiram das cinzas igual a ave mitológica fênix.

Depois das eleições como de costume, todos tomam um chá de sumiço e não existe esse que continue com a mesma simpatia e distribuindo risos por aí, mas tudo bem é um direito deles, mas sumir de vez e só aparecer no tempo de campanha é legal? Acredito que não.

Aí temos (em Bacabal) um pecuarista deputado federal tentando eleger a esposa, temos outro pecuarista tentando se reeleger, temos o filho de um pecuarista, que é vereador, tentando se eleger, temos outros vereadores tentando se eleger deputados tanto estadual como federal e temos até ex-prefeito e ex-deputados tentando os cargos. Cada um com sua história política, com sua índole e com seus problemas, cabe a nós analisarmos e ver qual o menos pior, porque acredito que dentre esses não tem um que se encaixe no que disse sobre não levar ao pé da letra o ditado "por um todos pagam". Mas tenho certeza que se o emprego não fosse tão bom, não teria tanta gente que até mata por um cargo desses, mas as vezes fico analisando que muitos são tão burros ao ponto de não lembrar que vai ter eleição de novo e não faz absolutamente nada vezes nada e ainda têm a coragem de vir pedir voto novamente, paciência né?

Mas a intenção aqui é polemizar mesmo, não é esclarecer, então vamos cutucar com mais força.

Os candidatos à reeleição em Bacabal, incluindo o que quer eleger a esposa, o que fizeram de bom para nossa cidade? Não me venham falar de asfalto pelo amor de Deus! Sim, vamos nos questionar muitas coisas que eles fazem, que são coisas básicas de extrema necessidade, não passa de pura obrigação e infelizmente eles e muitos de nós nos contentamos com essas poucas coisas. Então vamos desafiar esse povinho a mostrar que não são parasitas e mostrem publicamente o que realmente fizeram durante 4 anos no exercício do poder, ou que pelo menos mostrem o que tentaram fazer, pois sabemos que não depende só deles, depende de um conjunto, MAS SE TIVER PELO MENOS BOA INTENÇÃO ATÉ SERVE, MAS TEM QUE SER COMPROVADO ESSA BOA INTENÇÃO.

Fica o desafio para eles tentarem mostrar que não são parasitas e fica o desafio para nós eleitores de nos mostrarmos mais críticos em relação à política e em relação ao momento em que vivemos, nos mostrarmos mais atentos e não nos contentar apenas com o óbvio com as obrigações deles que eles querem por força mostrar como benfeitorias a nível divino. E para os futuros deputados que nunca foram, espero que tomem como aprendizado as histórias dos que estão ou já passaram por lá e tentem tirar lições e apliquem essa aprendizagem e não pensem só no próprio bolso, pensem também no povo.

Mas assim como os tempos mudam nós também mudamos, assim como falamos mal, podemos falar bem também. Só quem pode mudar nossas opiniões são vocês senhores políticos e futuros políticos, não sejam burros como muitos que já passaram ou que ainda estão no poder. Quando chamo de burro é porque um ser que tem ferramentas nas mãos para ajudar a mudar nossa realidade, que vai beneficiar até eles próprios e não fazem, aí esses sim são uns jumentos da pá bem seca viu.

Sem mais fico por aqui e desejo sorte a todos nós e que Deus possa nos ajudar a cada dia, pois se a gente for depender só da boa vontade dos ditos cujos, estamos lascados!

"Que tempos são estes, em que é necessário defender o óbvio?" (Bertolt Brecht).
____________________________
*Wherlyshe Morais é acadêmico de Sociologia no campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: