sábado, 3 de maio de 2014

SEMED de Bacabal realiza formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal de Educação de Bacabal – SEMED, através da equipe de coordenadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) realizaram no último dia de abril (30/04/2014) no Colégio José Vieira Lins, formação continuada com todos os professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

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Os temas centrais abordados para todos os cursistas foram: heterogeneidade em sala de aula e progressão e avaliação escolar; A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades; Progressão escolar e avaliação: o registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no ciclo de alfabetização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência da leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.






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Informações e fotos: assessoria de comunicação da SEMED.

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