segunda-feira, 17 de março de 2014

Por que os professores realizam greve geral dias 17, 18 e 19 de março de 2014?

Os professores das redes públicas municipais e estaduais de todo Brasil realizam uma grave geral durante três dias, em 17, 18 e 19 de março de 2014. A manifestação é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e apoio dos sindicatos regionais. Mas por que esse protesto geral em todo Brasil?

O principal objetivo da greve nacional é chamar a atenção dos gestores públicos para uma melhor valorização da educação brasileira.

Compartilhe no Facebook


Entre os pontos abordados na greve geral, está o rechaçamento da proposta de governadores que pretende, por meio de um Projeto de Lei, utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para atualização do Piso Nacional do Magistério. Os professores denunciam que a medida vai ferir um dos principais objetivos da Lei, que é a valorização do professor, equiparando-o, ao longo dos anos, com profissões que exigem o mesmo grau de escolaridade.

Se aplicada a nova fórmula, os salários seriam corrigidos com percentuais próximos da inflação, o que deixaria os trabalhadores com a remuneração defasada e não com acréscimos reais ao longo do tempo, como propõe a Lei do Piso quando estabeleceu o custo aluno/ano para recompor os salários dos trabalhadores.

Leia também:
A nova Lei da Física nas escolas públicas brasileiras


Além disso, os educadores vão cobrar o cumprimento integral da jornada de trabalho, como prevê a lei do piso, que destina um terço da carga horária ao planejamento escolar.

Durante os três dias de greve, devem acontecer manifestações e atos públicos promovidos pelos sindicatos em diversas cidades do Brasil. Durante os três dias obviamente, também não haverá aulas.

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: