segunda-feira, 17 de março de 2014

Por que os professores realizam greve geral dias 17, 18 e 19 de março de 2014?

Os professores das redes públicas municipais e estaduais de todo Brasil realizam uma grave geral durante três dias, em 17, 18 e 19 de março de 2014. A manifestação é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e apoio dos sindicatos regionais. Mas por que esse protesto geral em todo Brasil?

O principal objetivo da greve nacional é chamar a atenção dos gestores públicos para uma melhor valorização da educação brasileira.

Compartilhe no Facebook


Entre os pontos abordados na greve geral, está o rechaçamento da proposta de governadores que pretende, por meio de um Projeto de Lei, utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para atualização do Piso Nacional do Magistério. Os professores denunciam que a medida vai ferir um dos principais objetivos da Lei, que é a valorização do professor, equiparando-o, ao longo dos anos, com profissões que exigem o mesmo grau de escolaridade.

Se aplicada a nova fórmula, os salários seriam corrigidos com percentuais próximos da inflação, o que deixaria os trabalhadores com a remuneração defasada e não com acréscimos reais ao longo do tempo, como propõe a Lei do Piso quando estabeleceu o custo aluno/ano para recompor os salários dos trabalhadores.

Leia também:
A nova Lei da Física nas escolas públicas brasileiras


Além disso, os educadores vão cobrar o cumprimento integral da jornada de trabalho, como prevê a lei do piso, que destina um terço da carga horária ao planejamento escolar.

Durante os três dias de greve, devem acontecer manifestações e atos públicos promovidos pelos sindicatos em diversas cidades do Brasil. Durante os três dias obviamente, também não haverá aulas.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: