Inscrições para seletivo 2014 de cursos grátis de pré-vestibular e de qualificação pelo Maranhão Profissional

Compartilhe esta postagem:

O Governo do Estado do Maranhão através da Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, publicou editais para o seletivo 2014 com milhares de vagas nos cursos de pré-vestibular e de qualificação profissional ofertados pelo Programa Maranhão Profissional.

Compartilhe no Facebook

Os cursos funcionarão nos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMAs), Escolas Públicas da Rede Estadual e Municipal de Ensino, ONGs e Centros Administrativos, abrangendo 126 cidades do estado.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Os cursos ofertados são:
– Curso pré-vestibular;
– Cursos de qualificação profissional nas áreas: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Marketing e Vendas, Operador de Caixa, Auxiliar em Panificação e Confeiteiro, Auxiliar em Maquiagem, depilação e Cabeleireiro e Auxiliar em Gestão de Pessoas.

Os cursos serão ministrados via satélite com aulas ao vivo por professores especialistas em cada disciplina/área. Ao final de cada aula, os alunos poderão tirar suas dúvidas, também ao vivo, sobre o conteúdo ministrado.

Para o curso pré-vestibular, pode participar quem está cursando o ensino médio. Para os cursos de qualificação profissional, pode participar quem tem idade a partir de 18 anos e tenha concluído ou ainda esteja cursando qualquer série do ensino fundamental ou ensino médio. Os cursos de qualificação permite aos alunos, ao concluir, participar do Programa Viva Meu Primeiro Emprego, que oferece três meses de trabalho e bolsa mensal de um salário mínimo.

As inscrições podem ser feitas no período de 26 de fevereiro a 31 de março de 2014 – prorrogadas até 13 de abril de 2014, somente pela internet, no link mais abaixo. Não será cobrada taxa de inscrição e não haverá nenhum tipo de prova para seleção. A classificação será feita pela ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro ganha a vaga.

Após a inscrição, não será permitido fazer nenhum tipo de alteração, por isso, muita atenção ao preencher o formulário. O resultado, com as listas de classificados, está previsto para ser publicado no dia 09 de abril de 2014, aqui no Portal Castro Digital. Quando resultado for divulgado, será informado também sobre datas e procedimentos para matrícula.

Antes de fazer sua inscrição, acesse os links abaixo e leia atentamente os editais e quadro de vagas para verificar a disponibilidade de cursos para sua cidade, locais e turnos de funcionamento.

LINKS PARA ACESSO

Cursos de Qualificação Profissional

Edital 01/2014 – Regras para os cursos de qualificação profissional

Anexo I – Quadro de cursos e vagas por escolas da rede estadual em diversas cidades


Anexo II – Quadro de cursos e vagas nos Centros Administrativos em diversas cidades

Anexo III – Quadro de cursos e vagas em ONGs

Anexo IV – Quadro de cursos e vagas nos CETECMAs E CVT – Estaleiro Escola

Anexo V – Quadro de cursos e vagas nas SETREs

Anexo VI – quadro de cursos e vagas nos quartéis da Polícia Militar de diversas cidades

INSCRIÇÕES on line – cursos de qualificação

Curso Pré-vestibular


Edital 02/2014 – Regras para o curso pré-vestibular

Anexo I – quadro de vagas em escolas da rede estadual de diversas cidades

Anexo II – Quadro de cursos e vagas nos CETECMAs, CVT – Estaleiro Escola e Fundação da memória brasileira

INSCRIÇÕES on line – curso pré-vestibular

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Unknown disse:

    Olá Srº Raimundo de Castro, todos os dias entro no seu site para ver processos seletivos e concursos,foi assim, que ano passado informei várias pessoas sobre os cursos pré-vestibular e qualificação profissional pelo Programa Maranhão Profissional,assim como, informei também este ano de 2014, agradeço sempre pelas notícias e informações tão importantes para a vida dos cidadãos, porém, tenho uma reclamação a fazer, como sempre me oriento e guio por este site, não pude fazer a inscrição do seletivo para bolsista Tutor e bolsista Supervisor da UNIVIMA, por não ter visto neste site tal informação, ano passado também não saiu, no caso foi o edital nº 3 de Julho de 2013 e neste ano foi o edital nº01 de janeiro de 2014. Gostaria que você Castro, colocasse esta notícia, caso saia novamente o edital de Julho de 2014, sobre este processo seletivo para vagas de Tutor e Supervisor da UNIVIMA e SECTEC, já que as inscrições são só por 4 dias, tanto ano passado, como neste ano,por isso, não me inscrevi nem no edital de Julho de 2013, nem no de agora o edital 01 de janeiro/2014, já perdi três vezes a chance de me inscrever para o preenchimento de vagas para bolsista supervisor(a), por isso, gostaria que no próximo você comunique não só os cursos de qualificação profissional como também as vagas para tutor e supervisor pelo Programa Maranhão Profissional. Ficarei agradecida de antemão.

  2. Raimundo de Castro disse:

    Olá Solange!

    Obrigado pelo seu acesso constante e compartilhamento das informações.

    Com relação à sua reclamação, o edital de 2014 não foi publicado por motivo de outras ocupações minha, quando me informei sobre o mesmo já estava no último dia de inscrições. Realmente isso foi uma falha de minha parte, no entanto, outras ocupações, como o ingresso num novo curso superior, estão me deixando bastante ocupado neste ano.

    Com relação ao edital 03/2013, ele foi publicado sim, conforme pode ser lido no link abaixo:
    Edital do novo seletivo para supervisores e tutores do Programa Maranhão Profissional 2013

    Provavelmente não vai haver mais este seletivo para tutores e supervisores neste ano de 2014, pois o seletivo do início do ano é válido para o ano todo. Em 2013, ocorreu outro seletivo no meio do ano porque o do início do ano foi suspenso pela justiça.

  3. Unknown disse:

    Raimundo Castro, tenho andado um tanto decepcionada com este Programa Maranhão Profissional, pois, escrevi algumas pessoas neste Programa sendo que 4 delas estão fazendo o estágio do qual inclusive já prorrogaram, porém, infelizmente estes estagiários dos quais conheço bem, estão reclamando pelo atraso da bolsa que é de 620,00, ou seja, faz 2 meses que estas pessoas vão as empresas, pegam os ônibus, acordam 6:00 ou 6:00 da manhã, se esforçam para estarem nas empresas todos os dias para irem trabalhar e não recebem as bolsas. Estes estagiários já levaram seus extratos das suas contas e comprovaram que o recebimento da bolsa foi até10 de março, isto tem sido um absurdo,um descaso com estes jovens que estão cheio de garra e vontade para ingressarem no mercado de trabalho, pelo Viva 1º Emprego, um programa do Estado através da UNIVIMA , CECTEMA e SECTEC que deveriam valorizar mais estes jovens lutadores cheios de esperança, ainda mais pelo fato que os mesmos tem suas contas para pagarem e suas responsabilidades com tais despesas, já que dependem destes 620,00 reais. Tal fato tem me indignado, pois, tá me cheirando uma falsa Propaganda do programa tão enaltecido de tamanha relevância, divulgado inclusive pela então Governadora Roseana de forma séria e verídica.