terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Bacabal é pré-selecionada pelo MEC para curso de Medicina em universidade particular

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (2), uma lista com 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos de Medicina em instituições particulares, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos. Esta é apenas uma primeira etapa de seleção, posteriormente ainda será analisada infraestrutura da cidade e do campus onde o curso deve funcionar.

Compartilhe no Facebook


Para serem selecionadas na primeira etapa de pré-seleção, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais de Estado e não contarem com graduação de Medicina. Na segunda fase, as cidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde do município.

A única cidade pré-selecionada do Maranhão é Bacabal. A cidade ainda não conta com transporte público coletivo, o que dificulta a vida dos acadêmicos de diversas instituições de nível superior que estão instaladas na cidade. A saúde pública de Bacabal também vai de mal a pior. A cidade ainda não tem, pelo menos no momento, nenhuma instituição particular de nível superior com estrutura para ofertar o curso de Medicina.

A seleção de municípios para a adoção de novos cursos de medicina faz parte do Mais Médicos, iniciado em julho, que tem o objetivo de levar mais profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e ao interior do País. O governo federal prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina, além de 12 mil em residência médica.

As cidades pré-selecionadas são:

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro; Ceará: Crato; Maranhão: Bacabal; Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes; Piauí: Picos; Pará: Ananindeua e Tucuruí; Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama; Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo; Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim; Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas; Rio de Janeiro: Três Rios; São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos; Goiás: Aparecida de Goiânia.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: