quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alunos do SENAI de Bacabal visitam quartel da Polícia Militar

Estiveram visitando as dependências do Quartel do 15º BPM, especialmente a Central de Operação (COPOM), os alunos do Curso Técnico de Informática do Senai/Bacabal. Na pauta, conhecer o funcionamento do Copom, hoje modelo de atendimento e eficiência em todo o Estado do Maranhão, troca de conhecimentos, parcerias e a possibilidade de estágio dos alunos no Centro de Operações do 15º BPM.

O Curso tem 19 (dezenove) alunos, com faixa etária entre 17e 19 anos. Também estiveram presentes o professor do curso George Rodrigues; a orientadora educacional, professora Alcionete Rodrigues e do Gestor de educação do Senac, professor Clodomir Galiza. O curso tem carga horária recomendada pelo MEC e foca o desenvolvimento de sistemas, manutenção de hardware e software e em alguns casos o desenvolvimento básico para a internet, como: Lógica e linguagens de programação, Sistemas de informação, Sistemas operacionais, Hardware, como impressoras, micros, roteadores, Interpretação de especificações de sistemas computacionais, Banco de dados, Gerenciamento de redes cabeadas ou redes sem fio.

A Central de Operações do 15º BPM foi inaugurada no último dia 22 de junho. Hoje o Copom dispõe de quatro linhas 190 e um Disque Denúncia que funciona através do número (99) 3621- 2070. Totalmente reformado e oferecendo condições dignas aos policiais militares que ali desempenham suas missões e mais oito funcionários civis cedidos pela prefeitura municipal de Bacabal, o novo Copom representa uma grande conquista para a região, pois as informações são imediatamente cadastradas e transmitidas online por uma rede de computadores de última geração, fazendo com que os policiais militares que estejam de serviço no município da emergência cheguem mais rápido ao local da ocorrência.

O Centro de Operações da Polícia Militar, denominado COPOM, realiza o trabalho de comunicação entre a sociedade e a PM. O serviço pode ser acionado através do número de emergência 190 que foi criado com o objetivo de ser, exclusivamente, a forma mais rápida de solicitar o amparo da Polícia Militar, onde os serviços serão otimizados, sendo a população a grande beneficiada. O 15º BPM também dispõe de telefones móveis instalados nas viaturas: (99) 8191-9748, 8191-9749 e 8191-9752.

O ponto alto do Copom é o Disque Denúncia, um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência e foi criado com o objetivo de firmar uma parceria da PM com a sociedade, permitindo uma resposta rápida e efetiva ao combate ao crime. As ligações para o Disque Denúncia, que funcionará de forma ininterrupta tem a capacidade de receber centenas de ligações por dia. Sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa identificar-se. O compromisso é checar as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.

Em todas as cidades onde foi instalado, o Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população. Exatamente por isso, ele representa uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade o que ajudará nas prisões de quadrilhas, apreensão de drogas e armas, prisão de criminosos, condenados e foragidos da Justiça. Hoje somente a capital do Estado tem uma Central de Operações nos moldes do 15º BPM e em pouco tempo, também estaremos implantando o sistema de vídeo monitoramento na cidade de Bacabal, disse o Tenente-coronel Egídio, Comandante do 15º BPM.





_________________________
Com informações e fotos da Assessoria da Comunicação do 15º BPM

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: