terça-feira, 7 de maio de 2013

Professores do Maranhão entram na 3º semana de greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual de ensino do Maranhão entraram na terceira semana de greve geral por tempo indeterminado. Após todo esse tempo, ainda está sem definição as negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Maranhão (Sinproesemma) e o governo do Estado, em torno das alterações feitas na proposta do Estatuto do Educador, principal motivo que levou educadores da rede pública estadual à greve.

Os educadores estão fora da sala de aula desde o dia 23 de abril, reivindicando, entre outros itens, a aprovação da proposta de estatuto negociada com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acompanhada da nova tabela de cargos e salários da categoria, com as progressões e promoções e seus respectivos enquadramentos na tabela, inclusive com o reajuste do piso deste ano.

Os trabalhadores também lutam por melhoria das condições de trabalho nas escolas, por concurso público, valorização e reconhecimento dos funcionários de escolas, efetiva implantação da nova jornada prevista na Lei do Piso, com um terço da carga horária destinada a atividades extraclasses; e convocação de excedentes do último concurso para professor, realizado pelo Estado em 2009.

A secretária-geral do Sinproesemma, Janice Nery, explicou que o governo continua negando alguns direitos previstos no estatuto negociado, como a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM) para todos e a redução da jornada de trabalho dos professores com mais de 50 anos de idade e mais de 20 anos de dedicação em sala de aula, assim como não apresenta definição da nova tabela salarial, que deve incluir a proposta de pagamento dos retroativos referentes às progressões e promoções não implantadas na data certa em que o educador alcançou os direitos.

Enquanto não há acordo para o estatuto e as demais reivindicações da categoria, a greve continua por tempo indeterminado.
__________________________
Com informações do Sinproesemma.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: