Campanha de vacinação contra gripe 2013 acontece de 15 a 26 de abril

Compartilhe esta postagem:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2013 começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. Nestas duas semanas será oferecido imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Depois da campanha é possível se vacinar apenas pagando em clínicas particulares.

A campanha tem como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina.

Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.

“A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial.

No chamado “Dia D” da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril, sábado –, as doses das vacinas estarão disponíveis em diversos postos de saúde e também em postos temporários de vacinação (escolas, igrejas, associação de moradores, etc) de todas as cidades do Brasil.

Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A novidade de 2013 é que os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.

Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.

Lista de doenças crônicas com indicação para vacina da gripe

– Doença respiratória: asma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
– Doença cardíaca: Hipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
– Doença renal: Pacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
– Doença do fígado: Hepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
– Doença neurológica: acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
– Diabetes: Tipos 1 e 2 em uso de remédios
Imunossupressão: Baixa imunidade congênita ou adquirida por doenças ou medicamentos
– Obesidade mórbida: Grau 3 (IMC igual ou acima de 40)
– Transplantes: De medula óssea e órgãos sólidos

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!