segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lista de cardeais brasileiros que podem substituir o papa Bento XVI

Quem são os cardeais brasileiros que podem substituir o Papa Bento XVI após sua renúncia? O Brasil tem nove cardeais no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas apenas cinco deles podem votar no novo papa e, inclusive, podem ser votados para ser papa também. Os outros quatro passaram da idade limite, que é de 80 anos.

O Papa Bento XVI anunciou pessoalmente a renúncia a seu pontificado nesta segunda-feira (11). O Vaticano afirmou que a renúncia será formalizada no dia 28 de fevereiro. O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume, e a expectativa é que a escolha aconteça até a Páscoa, no final de março.

Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo. O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia.

Os cardeais brasileiros que podem votar e/ou serem votados para escolha do novo papa são:

- Dom Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo;
- Dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma;
- Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador (BA);
- Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo;
- Dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na foto abaixo, da esquerda para a direita: Dom Odilo Scherer, dom João Braz de Aviz, dom Geraldo Majella Agnelo (no alto), dom Cláudio Hummes e dom Raymundo Damasceno têm chances de suceder Bento XVI (Foto: Arquivo G1).
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: