sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

IFMA realiza provas do seletivo 2013 neste domingo, 13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realiza neste domingo, 13, a prova do seletivo público unificado 2013 aos cursos da educação profissional técnica de nível médio. 31.750 candidatos fizeram a inscrição para concorrer a 3.850 vagas distribuídas em 18 campi do Instituto.

A prova é composta por 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática. O seletivo vai acontecer no período da tarde e os portões serão fechados às 13h (hora local, não é pelo horário de verão). Para consultar o local de prova, o candidato deve clicar aqui. Segundo dados da Pró-reitoria de Ensino, o curso mais concorrido é o de edificações do Campus Monte Castelo, com 57,20 candidatos por vaga.

BACABAL


Para o Campus Bacabal, 1.569 candidatos fizeram inscrição para concorrer a 200 vagas. O curso mais concorrido é o de Administração na forma subsequente, com 13,53 candidatos por vaga.

As provas serão aplicadas em 6 locais, no IFMA, UFMA, SESI, C. E. Urbano Santos, C. E. Arimathea Cysne e U. I . José Ribamar Marão Filho. O candidato pode consultar o seu local de prova no link nformadoa cima. No dia 13 de janeiro os portões do local de aplicação fecharão as 13h e todos os candidatos deverão apresentar documento oficial com foto.

COTAS

O IFMA aderiu ao novo sistema de cotas regulamentado pelo decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Desse modo, 50% das vagas oferecidas em cada curso e turno serão para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão destinados aos alunos que estudaram em escola pública.

A porcentagem reservada para candidatos oriundos da rede pública será subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Conforme o novo sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.
___________________________
Com informações da assessoria do IFMA.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: