sábado, 3 de novembro de 2012

Sabatistas fazem prova do ENEM 2012 somente a noite

Alunos sabatistas - que guardam o sábado por motivos religiosos - devem fazer a prova do 1° dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (ENEM) somente a partir das 19 horas deste sábado (3). Enquanto a maioria absoluta dos alunos fazem a prova no período da tarde, eles aguardam confinados na sala, esperando a hora da prova.

Mesmo assim, eles entram no local de prova junto com os demais alunos, ou seja, às 13h. Por seis horas, mais de 85 mil candidatos nesta condição ficam confinados antes de realizar o ENEM 2012 em todo o país. No domingo (4), eles fazem a prova no mesmo horário dos outros candidatos.

“No ano passado achei muito bom. Conheci muita gente. É um clima diferente, relaxante, de amizade. Quando você faz a prova no horário normal, sabe que em sua volta tem vários concorrentes e todos estão disputando com você para conseguir alguma coisa. Agora quando ficamos confinados, percebemos que aquelas pessoas são amigas porque elas têm a mesma fé que você, os mesmos objetivos e você acaba criando amizade. É divertido”, revela a jovem sabatista Karolyn Soledad Saavedra Correia, de 18 anos, que pretende fazer vestibular para museologia.

Danilo de Souza Oliveira, de 18 anos, pretende prestar vestibular para análise de sistemas. Para ele, fazer a prova mais tarde que os demais candidatos não significa prejuízo: “É bom para relaxar. Não fica aquela tensão de chegar e já ter de fazer a prova”.

O pastor e professor de religião, Adriano da Silva Resende, acredita que o confinamento ajuda os candidatos sabatistas a manterem a tranquilidade para a hora da prova. O confinamento, segundo ele, é uma demonstração pública da fé que eles professam.

“No sábado de prova eles se reúnem em comunidade, esperam juntos a hora do pôr do sol para fazer o exame e muitos vão com a mente tranquila e em paz porque estão colocando em primeiro lugar a fé que têm. Nós acreditamos que tudo provem de Deus, inclusive nossa inteligência e capacidade intelectual. Essa demonstração pública é também uma demonstração de que acima de tudo existe um Deus que orienta a vida deles”, acredita o pastor.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: