domingo, 4 de novembro de 2012

Programação do IV Fórum da Negritude em Santa Inês - MA

O IV Fórum da Negritude na Cidade de Santa Inês - MA acontece no período de 06 a 09 de novembro de 2012 e envolve temáticas diversificadas em relação a manifestação do afrodescendente na sociedade brasileira, especificamente nordestina. O evento é promovido pelo Centro de Ensino Padre Chagas, em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do maranhão (IFMA) - Campus Santa Inês.

O público-alvo do IV Fórum Sobre a Negritude são estudantes do Ensino Médio, do Ensino Superior e profissionais da educação. Além da programação completa, que pode ser lida mais abaixo, o evento contará com apresentações artísticas dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Padre Chagas e de convidados. Haverá, também, na sexta-feira (9), uma palestra com o prof. Dr. Elio Ferreira sobre A Literatura Afro-brasileira e os Cadernos Negros na sexta à noite.

O professor David Morais, organizador geral do evento, afirma que "com certeza é o maior evento étnico-racial promovido no Maranhão e foi através deste projeto que fui selecionado para participar do Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2012 em Brasília-DF. Estamos no caminho da promoção da equidade e da igualdade racial através da educação".

O evento pôde ser articulado através do PROEMI (Programa Ensino Médio Inovador) que tem a frente Pedrina da Cruz Rocha, Gestora Regional de Educação, e das articuladoras do Colégio Padre Chagas, a gestora Arlene Santos Veloso e a educadora Elizabeth Silva Marinho. O IFMA - Campus Santa Inês, muito colaborou através da diretora geral Locília de Jesus Silva Costa e do coordenar do NEABI (Núcleo de Estudos Afro e indiodescendente ) e também organizador do evento, o professor Ms. Francílio Benício Santos de Moraes Trindade.

Dentre as temáticas abordadas neste fórum estão o "Sistema de cotas e políticas afirmativas", os "Livros didáticos de História e as políticas afirmativas", a "Evolução da música axé-music", a "Literatura na música de capoeira", "Direitos humanos e Racismo", "Contribuição do negro na formação do léxico da língua portuguesa falada no Brasil", "O papel da etnia negra na obra Úrsula da maranhense Maria Firmina dos Reis", "Participação do negro no movimento da Balaiada, MA", "Olhar feminino e social na comunidade remanescente quilombola: estudo de caso sobre a mulher em Juçatuba", "Raça e etnia", "Luiz Gonzaga: música, memória e identidade" e muito mais cultura artística e musical.

PROGRAMAÇÃO DO IV FÓRUM SOBRE A NEGRITUDE DE SANTA INÊS - MA

06 de novembro (terça-feira)
Auditório da CDL – Rua Nova, Centro de Santa Inês
18 às 19 hS – Credenciamento;
19 hS - Solenidade de abertura;
Palestra: Sistema de cotas e políticas afirmativas - Prof.º Dr. Aristóteles de Almeida Lacerda Neto;

07 de novembro (quarta-feira)
13:30 h às 17:30 h – Auditório do IFMA – Campus Santa Inês.
Palestras e mesas de debate com professores do IFMA de Santa Inês.

Palestra: Livros didáticos de História e as políticas afirmativas - Prof.º Ms. Paulo Roberto Pereira Câmara;

Palestra: A evolução da música axé-music - Prof.º Ms. Rodolpho Rodrigues Sá;

Palestra: A literariedade na música de capoeira - Prof.º Ms. Francílio Benício Santos de Moraes Trindade;

Palestra: Eurocentrismo e racismo na filosofia e nas ciências sociais - Prof. Roney Lopes Brito;

19 às 22 hs - Auditório da CDL – Rua Nova, Centro de Santa Inês.
Oficina e mesas de debate sobre Direitos Humanos e Racismo.
Participantes: Marcos Vinícius Ferreira (Nego Vina) e convidados: Edilson Nascimento, Jucélio Franco, Roberth Paixão e outros;

08 de novembro (quinta-feira)
13:30 às 17:30 hs – Auditório do IFMA – Campus Santa Inês.
Palestras e mesas de debate.

Palestra: A contribuição do negro na formação do léxico da língua portuguesa falada no Brasil. - Profª. Fernanda Moraes;

Palestra: O papel da etnia negra na obra Úrsula da maranhense Maria Firmina dos Reis. - Prof. Adriano Catanhêde;

Palestra: A participação do negro no movimento da Balaiada - MA. - Professores: José Rodrigues do Nascimento e Renato Arthur Nascimento;

19 às 22 hs - Auditório da CDL – Rua Nova, Centro de Santa Inês.
Palestras e mesas de debate com convidados e convidadas.

Palestra: O olhar feminino e social na comunidade remanescente quilombola: estudo de caso sobre a mulher em Juçatuba. - Profª. Flávia Leite;

Palestra: Raça e etnia. - Prof. Edilson Nascimento;

09 de novembro (sexta-feira)
13:30 h às 17:30 h – Auditório dao CDL – Rua Nova, Centro de Santa Inês.

Oficina: Luiz Gonzaga : Música, memória e identidade. - Prof.: Ms. Jonas Rodrigues de Moraes;

Palestra: O rito de passagem da menina moça e lendas indígenas na etnia guajajara. - Prof.ª Alíria Wiuira;

19 às 22 hs - Auditório da CDL – Rua Nova, Centro de Santa Inês.
Palestra: Estudos literários e identidades raciais. - Prof. Dr. Sebastião Lopes.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Caminhos e bifurcações: Ensaios em estudos literários
Organização: Diógenes Buenos Aires de Carvalho e Sebastião Alves Teixeira Lopes.
Editoras: Booklink e Edufpi
Preço: R$ 20,00

A velha dos contos, de Jerryvaldo Sousa Martins.
Lithograf - São Luís-Ma.
Preço: R$ 15,00
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: