Operadoras criam sistema para bloquear celulares piratas

Compartilhe esta postagem:

As principais operadoras do país – Vivo, Claro, TIM e Oi –, criaram um sistema para bloquear celulares piratas. O bloqueio deverá começar a funcionar já no primeiro trimestre de 2013 em todo país.

Atualmente, nem a Anatel e nem o Sinditelebrasil (sindicato que representa as teles) possuem dados de quantos aparelhos piratas estão em atividade no país. A implementação do sistema custará mais de R$ 10 milhões às operadoras e faz parte do plano de investimentos das teles para melhorar a qualidade do serviço no país.

Segundo as empresas, o objetivo é reduzir a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações, pois celulares piratas seriam de baixa qualidade e contribuem para a queda de chamas e o aumento de queixas.

O sistema irá bloquear todos os celulares que não forem homologados pela Anatel, seja aparelho contrabandeado ou falsificado. Todo aparelho certificado recebe uma identificação, conhecida como IMEI. O programa irá reconhecer os dispositivos que não estiverem nessa listagem e irá bloquear o celular.

Esse procedimento será feito quando o usuário precisar cadastrar um novo chip. Ao tentar registrar-se em um aparelho pirata, o sistema irá identificar que se trata de um celular pirata e a operadora informará o usuário de que não será possível realizar a habilitação.

Além disso, usuários que tentarem cadastrar um novo chip em um aparelho homologado para depois utilizá-lo em um celular pirata também poderão ser identificados. Isto porque o sistema fará um acompanhamento do IMEI dos aparelhos usados por cada linha habilitada e assim poderá identificar chips utilizados em celulares piratas.

No entanto, quem já possui um chip habilitado e utiliza um celular pirata, poderá continuar usando o aparelho, pois o sistema não terá como identificar linhas já cadastradas. Segundo as empresas, o sistema também poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que tenham sido roubados ou furtados.

____________________

Com informações da Revista Info.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Manim disse:

    MUITO FÁCIL DE BURLAR ISSO AI, REGISTRA O CHIP NUM CELULAR ORIGINAL, E DEPOIS USA ELE NO PIRATA…
    ,