Presidenta Dilma inaugura hidrelétrica de Estreito – MA

Compartilhe esta postagem:

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou a Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão. Ela chegou para a solenidade por volta das 10h30 da manhã desta quarta-feira (17), debaixo de forte chuva.

Em rápida conversa com a imprensa, ela disse estar inaugurando uma Hidrelétrica importante para o Brasil e que foi iniciada em 2004, época em que foi ministra das Minas e Energia do governo Lula.

Também participam da solenidade os governadores, em exercício do Maranhão, Washington Luiz Oliveira (PT), de Tocantins, Siqueira Campos, os ministros do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, além do secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

A obra é considerada o maior investimento do conjunto de ações para a geração de energia do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2). A usina está agregando ao Sistema Elétrico Brasileiro 1.087 MW, energia esta, suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes.

A Usina de Estreito, construída no rio Tocantins, é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos privados da ordem de R$ 5 bilhões e sua construção e implantação foram realizadas em quatro anos, com a criação de 36 mil empregos diretos e indiretos.

A obra foi executada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), sendo formado por quatros grandes empresas: GDF Suez-Tractebel Energia (40,7%), Vale (30%), Alcoa (25,49%) e Intercement (4,44%).

O cronograma de construção foi dividido em três fases: instalação do canteiro de obras, concretagem da casa de força e do vertedouro e a construção da barragem, com 60 metros de altura e 480 metros de extensão – ligando as estruturas da casa das máquinas e o vertedouro.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Unknown disse:

    sim !!! ta certo!! e bom para todo o brasil, mas cade as melhorias da cidade de estreito?
    a cidade esta em pedaços, o ceste repassou verbas para um prefeito corrupto ladrao, que acabou com a cidade de estreito nao tem nada .
    as ruas nao tem condiçoes de trafegar com nossos veiculos ,,,
    hospitais sao uma vergonha ..muita vergonha ,de chamar de hospital,,