segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pedido de isenção da taxa do seletivo 2013 do IFMA para cursos técnicos de nível médio

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA começa a receber nesta segunda-feira (10) o pedido de isenção da taxa de inscrição do seletivo 2012 para cursos técnicos de nível médio.

Os cursos e vagas estão distribuidos nos campi do IFMA das cidades de Açailândia, Alcântara, Barreirinhas, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, São João dos Patos, São Luis (Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Santa Inês, Timon e Zé Doca.

QUEM PODE PEDIR ISENÇÃO

Para pedir isenção da taxa do seletivo do IFMA, o candidato precisa se enquadrar na situação a seguir:

• Ser proveniente de escola da rede pública nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental ou nas três séries do Ensino Médio ou ser proveniente da rede privada, desde que comprove ter sido ou ser beneficiário de bolsa integral nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental ou nas três séries do Ensino Médio, de acordo com a forma de educação profissional a que vai concorrer.
• Comprovar consumo familiar de energia elétrica de até 180kw/h, considerando a última conta recebida no segundo semestre de 2012.

COMO PEDIR A ISENÇÃO

O processo para pedir isenção acontece em duas etapas. Primeiro o candidato deve preencher um formulário com dados pessoas e em seguida entregar no campus do IFMA escolhido junto com a documentação exigida.

O formulário pode ser peeenchido on line, cujo link está no final deste notícia, ou presencial num dos campi do IFMA. O formulário de isenção também pode ser impresso a partir do edital, ele está no Anexo III.

O prazo para preenchimento do formulário é de 10 a 20 de setembro de 2012. O prazo para entrega do mesmo junto com a documentação exigida no campus do IFMA é de 10 a 24 de setembro de 2012.

O resultado da isenção será publicado no dia 08 de outubro de 2012 aqui no Portal Castro Digital. Quem não se enquadrar nas exigências de isenção, poderá se inscrever posteriormente pagando a taxa de inscrição que é de R$ 20,00.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PEDIR A ISENÇÃO
• Cópia da Carteira de Identidade do Candidato;
• Cópia do CPF do Candidato;
• Comprovante de Escolaridade de acordo com a modalidade de curso que o candidato escolheu (veja página 02 do edital);
• Original acompanhada de cópia da última conta de energia elétrica recebida no segundo semestre de 2012. O endereço constante na conta deverá ser o mesmo informado no Formulário de Solicitação de Isenção.

MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDOS
O IFMA oferece cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada, Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio.
• A forma Integrada ao Ensino Médio é destinada aos candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental e assegura ao aluno, de forma simultânea e integrada, a conclusão do Ensino Médio e de uma Habilitação Técnica.
• A forma Concomitante ao Ensino Médio exige que o candidato esteja matriculado no Ensino Médio, cursando no mínimo a 1ª série em outra Instituição de Ensino, em turno diferente ao da sua opção no Ensino Técnico no IFMA.
• A forma Subsequente ao Ensino Médio exige que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio.

Clique aqui para preencher on line o pedido de isenção da taxa do seletivo 2013 do IFMA

Está com dúvida sobre o pedido de isenção da taxa do seletivo 2013 do IFMA? Comente abaixo com seu perfil do Facebook ou Google/Blogger que o Portal Castro Digital responderá seu questionamento. E volte a acessar o site para conferir a resposta.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: