quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lombalgia, uma dor que atinge a população mundial - Por Kleyton Silva*

A lombalgia, ou simplesmente “dor nas costas” como é mais conhecida, é um problema de saúde muito frequente em nosso meio, estudos recentes apontam que aproximadamente 80% da população mundial sente, sentiu ou sentirá em algum momento de sua vida esse quadro de dor.

As causas são as mais diversas, acometendo pessoas em todas as faixas etárias, em nossa cidade (Bacabal), observa-se que as principais causas da procura de nosso serviço profissional, estão relacionadas, por exemplo, ao rápido crescimento das crianças e jovens (fase conhecida como estirão) onde a cadência do desenvolvimento das estruturas ósseas muitas vezes não condiz com o ritmo de crescimento das demais estruturas músculo-esqueléticas, o que resulta em dor; ou ainda, nos adultos, o manejo inadequado de cargas e objetos pesados, seja no exercício
de uma atividade profissional ou mesmo na vida cotidiana, predispondo essa pessoas ao aparecimento de hérnia discal; e finalmente nos idosos essa queixa geralmente está associada a processos degenerativos e inflamatórios da coluna lombar (artrose e artrite), é importante ressaltar ainda que em todas as faixas etárias a adoção de hábitos posturais inadequados apresenta-se como forte fator desencadeante ou agravante de tal condição.

O uso do corpo de forma consciente, atentando-se para a prática correta e periódica da atividade física, bem como o combate ao sedentarismo, e algumas dicas posturais (ver quadro abaixo) são fundamentais para a conservação da saúde da coluna vertebral e prevenção desse quadro.

Mas se você já sofre com as dores, lembre-se sempre de procurar ajuda especializada de um bom profissional e/ou seguir as seguintes dicas: - Sente-se com a coluna ereta e apoiada no encosto; - Evite carregar pesos em excesso; - Não curve a coluna ao abaixar-se, dobre os joelhos; - Evite colchão mole demais, ou excessivamente duro; - Atente-se para sua postura ao andar, evite entortar-se para os lados;
________________
*Kleyton Silva – Fisioterapeuta e Especializando em Saúde Mental pela UFMA.

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: