sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Como tirar CPF de graça pela internet no site da Receita Federal?

A partir desta quinta-feira (2), a Receita Federal começou a emitir o CPF - Cadastro de Pessoa Física - pela internet. O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Para pedir o CPF de graça pela internet, basta o contribuinte entrar na página da Receita na internet, cujo link está no final desta notícia, e digitar informações como nome completo, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

O sistema criará automaticamente um número de CPF, e o contribuinte deve imprimir o comprovante de inscrição e anotar o número depois que os dados forem validados.

Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite.

Segundo a receita, o sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes. Na hora em que contribuinte envia os dados, o sistema faz um cruzamento de informações com outras bases nacionais de dados. Somente então, a inscrição é validada e o número é gerado.

Caso haja inconsistência nos dados que impossibilite a efetivação da inscrição, o contribuinte será orientado a ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para pedir o CPF. A inscrição nesses postos de atendimento é instantânea, mas o serviço custa R$ 5,70. A emissão do CPF pela internet também não poderá ser feita por quem tem mais de 25 anos. "A Receita entende que toda pessoa física com essa idade já está inscrita no CPF", esclareceu Occaso.

Clique aqui para acessar o site da Receita Federal e emitir o CPF de graça


Desde 2010, a Receita aboliu a emissão do cartão de CPF por entender que o número aparece em outros documentos civis, como carteira de identidade e de motorista. Até agora, o CPF só podia ser obtido gratuitamente em postos conveniados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), disponíveis na zona rural, e em serviços de emissão de documentos mantidos por alguns governos estaduais, como os de Goiás e de Minas Gerais.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

2 comentários:

  1. bom dia eu gostaria de ter informaçoes mais detalhadas de como posso reaver o numero do meu cpf eu moro na europa em luxembourg mas mesmo o orgao do consulado geral do brasil em bruxelas nao tem muita vontade de nos ajudar com todo respeito que temos pela nossa presidente que tem feito muito pelo nosso brasil que olhe tambem para nos afinal tambem nos colaboramos para o crescimento da economia brasileiras e nos orgulhamos de ser brasileiros e pedimos que a nossa governante tome uma posiçao que nos ajude e facilite as coisas para quem luta fora do pais e ao mesmo tempo pelo nosso BRASIL

    ResponderExcluir
  2. @celsobrasil, acredito que a forma mais fácil é comparecendo a um agência da receita federal.

    ResponderExcluir