segunda-feira, 30 de julho de 2012

Primeiros alunos do Pronatec em Bacabal recebem certificados

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na sexta-feira (27), no auditório do SESI, entrega de certificados para 344 alunos em cursos de qualificação profissional, em Bacabal. A maior parte (318) é oriunda de 22 turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e os demais de duas turmas de aprendizagem industrial e iniciação do Senai.

Todos eles concluíram cursos voltados para atuação na indústria, com carga horária entre 160 e 420 horas, no período entre janeiro a julho de 2012, nas áreas de: Auxiliar Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Manutenção de Automóveis Leves, Operador de Computador, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Eletricista Industrial, Torneiro Mecânico, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço de Baixa Liga, Mecânico de Manutenção de Motocicletas e Pintor de Obras.

Além dos alunos do Pronatec, também receberam certificados os alunos da turma do curso de Instalador Hidráulico, fruto de um convênio do Senai com a indústria de tubos e conexões Amanco do Brasil e uma turma de um curso de Aprendizagem Industrial de Nível Básico de Eletricista de Manutenção Industrial.

Em Bacabal, a atuação do Senai pelo Pronatec consiste na oferta de cursos de qualificação profissional demandados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), representados, no município, pela Secretaria de Ação Social de Bacabal e pela Unidade Regional de Educação de Bacabal (URE), este último ligado ao governo estadual.

No município, os alunos certificados pelo Pronatec são beneficiários ou dependentes de programas de transferência de renda do governo federal, a exemplo do Bolsa Família ou são estudantes de escolas de ensino médio do governo estadual.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. O Senai é um dos principais parceiros na oferta dos cursos à população em todo o País.

Só no Maranhão, 3.535 pessoas estão em capacitação pelo Pronatec. Desse total, 1.505 já concluíram cursos de qualificação profissional (educação básica) e 37 estão inseridos em turmas de cursos técnicos, com duração de um ano e meio.
_____________________
Com informações da Assessoria de comunicação da Federação das Industrias do Maranhão (FIEMA).
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: