sábado, 14 de julho de 2012

Facebook monitora conversa de bate-papo entre usuários

Se você costuma conversar pelo sistema de bate-papo do Facebook, saiba que as suas conversas estão sendo monitoradas. Mas isso não é motivo para deixar de falar com seus amigos do Facebook, conforme poderá entender melhor abaixo.

O monitoramento é feito por medida de segurança adotada pela rede. A princípio, a conversa é monitorada apenas por um sistema automatizado, sem ser vista por humanos, mas ao ser detectado comportamentos suspeitos, a conversa é enviada para os funcionários que analisam e decidem as medidas a serem tomadas.

O foco principal do monitoramento são as conversas entre pessoas que não têm relação tão forte no Facebook. Por exemplo, pessoas que não se falam com frequência, com grande diferença de idade, que moram distantes. A conversa dessas pessoas
recebe uma atenção especial. O sistema também procura por frases obtidas anteriormente em bate-papos de criminosos, incluindo aqueles envolvidos em abusos sexuais.

A agência de notícias Reuters noticiou recentemente um caso de sucesso propiciado pelo monitoramento das conversas. Um homem de 30 anos estava conversando sobre sexo e marcou um encontro com uma garota de 13 anos. O sistema automaticamente enviou o histórico do bate-papo aos funcionários do Facebook, que analisaram a conversa e chamaram a polícia imediatamente. O criminoso foi preso no dia seguinte.

O diretor de segurança do Facebook, Joe Sullivan, afirma que apenas uma pequena parte das conversas é acompanhada por humanos. “Nós nunca quisemos criar um ambiente onde temos funcionários vigiando conversas particulares, por isso é muito importante usarmos uma tecnologia que possui uma taxa pequena de falsos-positivos”, disse o executivo.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. Não gostei dessa novidade. Seria melhor que a conversa fosse ao menos monitorada por humanos como o conhecido meu trabalhava. O Facebook, atualmente, se mostra um sistema falho (veja quando ele te bloqueia para impedir que adicione pessoas "desconhecidas"), imagine com essa "tecnologia" de reconhecer conversas suspeitas? Estamos ferrados! Desse jeito o Facebook vai falir igual o Orkut e por besteira...

    ResponderExcluir