sábado, 2 de junho de 2012

UFMA ofertará cursos de graduação a distância em 2012

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estará publicando ainda neste ano de 2012, edital de um vestibular para cursos de graduação em licenciatura a distância e curso de pós graduação na modalidade presencial. Não existe data exata prevista para a publicação, mas assim que sair, será publicado aqui no Portal Castro Digital.

Esta oferta de cursos nasceu a partir de um termo de compromisso assinado na manhã de sexta-feira (1°) entre a UFMA e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão (Setec-MA). O acordo foi assinado pelos representantes das duas instituições, secretária Olga Simão, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Os cursos de graduação são de licenciatura em Biologia e Química, num total de 880 vagas, na modalidade a distância. Os pólos de ofertas destes cursos são os 11 Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), instalados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís, com duração de cinco anos, sendo utilizados os novos estúdios da Universidade Virtual do Maranhão (Univima). O curso de pós-graduação de Petróleo e Gás será presencial em São Luís.

O termo de compromisso é resultado da recente audiência da governadora Roseana Sarney com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em Brasília. Na ocasião ela reclamou que o Maranhão não tem professores qualificados e os que mais faltam são os de disciplinas como Língua Estrangeira (inglês e espanhol), Matemática, Química, Física e Biologia. Além da baixa oferta de cursos, a falta de ações para atração de universitários para essas áreas também foi apontada como uma das causas do problema.

Com isso, é provável que sejam ofertadas ainda mais vagas em cursos superiores nas áreas de licenciatura para o Maranhão neste ano de 2012. Para quem se interessa em conquistar uma delas já pode começar a estudar desde já. Outra alternativa é fazer a prova do ENEM 2012 e, com a nota obtida, participar de outros seletivos para cursos de nível superior.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: