ÚLTIMO DIA: inscrições para cursos técnicos na UemaNet
O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Cidades do Maranhão têm mais eleitores que habitantes

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O relatório de revisão leitoral, divulgado recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostrou que 48 cidades do Maranhão têm numero de eleitores maior do que o considerado normal pela justiça eleitoral que é de 65% do total de habitantes o indice máximo.

Mas o pior disso é que, desse total, cinco didades maranhenses têm o número de eleitores superior á quantidade de habitantes. São elas: Bacurituba, Brejo de Areia, Junco do Maranhão, Porto Rico do MA e Tufilândia.

Ainda segundo o relatório o município que apresenta a maior disparidade é Brejo de Areia, onde existem 6.744 registros eleitorais sendo que o numero de habitantes é de apenas 5.265 pessoas, portanto 1.479 pessoas de outras cidades estão aptos a votar em Brejo de Areia.

Conforme o artigo 92 da lei 9.504/97 o TSE determinará a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que o leitorado for superior a 65% da população projetada para aquele ano conforme o IBGE, quando o total de transferência de eleitores ocorrido no ano em curso for 10% superior ao do anterior ou sempre que o eleitorado do município for superior ao dobro da população de entre 10 e 15 anos, somado à de idade superior a 70 anos do território daquele município. O relatório final de eleitores aptos a votar nas eleições de 2012 somente será divulgado no inicio de julho.

Segundo a Justiça Eleitoral e considerado domicilio o lugar de residência ou moradia do requerente à inscrição eleitoral ou, segundo jurisprudência do TSE, lugar onde o interessado tem vínculos politicos, sociais, patrimoniais e de negócios.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

RESPONSÁVEL PELO SITE
Raimundo de Castro
de Bacabal - MA, Brasil.
Jornalista (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA) formado pelo iBECEC - Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação;
Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, Pedagogo (UEMA), Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais (Faculdade UniSEB/COC), Web Designer (SENAC), Acadêmico de Sistemas Para Internet (FEBAC), Estudante de Técnico em Informática (Uemanet e Rede e-TEC/MEC). CURRÍCULO LATTES
Desde fevereiro de 2009, já publiquei notícias e você e/ou outros internautas já fizeram comentários. Obrigado pelo acesso ao site e volte sempre.

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo