quarta-feira, 16 de maio de 2012

No Maranhão, alunos são detidos em protesto por falta de professores na rede estadual

Dois alunos de Mirinzal, município da Baixada Maranhense, foram detidos pela polícia, durante protesto contra a falta de professores na rede pública estadual de educação, realizado, na última sexta-feira, 11, no município de Pinheiro, onde funciona a Unidade Regional da Educação (URE), que representa o governo do Estado na Região. A detenção dos alunos causou revolta na comunidade escolar, que está inconformada diante do caos na educação pública do Estado, com a falta de professores na rede.

Segundo os moradores, os dois alunos faziam uma manifestação pacífica junto com outros estudantes dos municípios de Presidente Sarney, Central e Porto Rico, quando foram surpreendidos pelos policiais, que usaram como argumento para a prisão a suposta quebra de uma torneira. Depois de algumas horas detidos, os alunos foram liberados pelo delegado, após constatar que não havia provas que incriminassem os estudantes.

A coordenadora do Sinproesemma, em Pinheiro, Leonízia Neta, também participou do protesto com os alunos e denuncia a falta de atenção do governo do Estado com os estudantes, que ainda passam por constrangimentos de detenção quando reclamam das condições precárias de funcionamento das escolas.

A professora explica que as aulas no município de Presidente Sarney, por exemplo, ainda não começaram e a falta de escolas da rede estadual na região prejudica não somente os estudantes mas também os profissionais de ensino: “Os professores da rede estadual precisam se esforçar muito para dar aulas aos alunos de Mirinzal, pois não há escolas estaduais no município e os trabalhadores ficam lecionando em salas espalhadas pela região”, afirma.

Veja as fotos do protesto:

IMAHEM - No maranhão, alunos protestam contra falta de professores

IMAHEM - No maranhão, alunos protestam contra falta de professores

IMAHEM - No maranhão, alunos protestam contra falta de professores

IMAHEM - No maranhão, alunos protestam contra falta de professores

IMAHEM - No maranhão, alunos protestam contra falta de professores
________________
Referência: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: