Fotos do eclipse anular do sol no Japão

Compartilhe esta postagem:

Na madrugada desta segunda-feira (21), enquanto ainda era noite de domingo no Brasil, aconteceu o eclipse anular do sol, que pôde ser visto do Japão, Taiwan, China e outros países orientais.

Por volta das 7h30 no horário local (19h30 do domingo em Brasília) Tóquio foi a maior metrópole desde a qual se pode ver o fenômeno, no qual a Lua cobriu o Sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar um anel, por isso é chamado de eclipse anular.

O evento, que na capital japonesa só se repetirá com estas características dentro de três séculos, levantou uma grande expectativa e levou à tomada de medidas como a mudança de horário de muitos colégios para permitir que as crianças o vejam acompanhadas.

Também foram distribuídos folhetos com recomendações que lembram que não se deve olhar diretamente para o sol sem a proteção adequada e descrevem como observar de forma segura o eclipse, que será visível em grande parte do arquipélago japonês.

Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos deste eclipse, ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines toda uma gama de óculos, telas negras e telescópios.

Embora todo o processo dure duas horas, a fase anular só pode ser vista durante cinco minutos. A última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto na capital japonesa há 173 anos, em setembro de 1839.

Eclipse anular do sol no Japão

Eclipse anular do sol no Japão

________________

Referência: informações do Portal G1 e fotos da Agência Reuters.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!