quinta-feira, 24 de maio de 2012

Explosão de caixas eletrônicos vira mania em assaltos a bancos no Maranhão

A explosão de caixas eletrônicos recentemente tem se tornado cada vez mais frequente em diversas cidades do Maranhão. A prática criminosa tem sido adotada pelos assaltantes por oferecer mais praticidade nos assaltos.

Geralmente, os assaltos com explosões de caixas eletrõnicos de banco acontecem pela madrugada, momento em que todas as pessoas estão dormindo, o banco está vazio de clientes e os elementos podem agir na tranquilidade.

Em cidades pequenas essa modalidade de crime torna-se ainda mais fácil, o contingente policial é muito pouco, insuficiente para enfrentar as quadrilhas que chegam a passar de dez integrantes fortemente armados.

E para arrombar os caixas eletrônicos, os bandidos usam duas formas mais comuns: explossão com dinamites ou arrombamento com massarico.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) faz um levantamento períodico e constante sobre os números de assaltos a bancos no estado, sempre que uma nova ocorrência acontece, a informação é atualizada. Até este mês de maio, foram 17 assaltos no Maranhão com arrombamento de caixas eletrônicos.

Desse total, 07 assaltos foram realizados em cidades da microrregião do Médio Mearim. Em janeiro os bandidos explodiram os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil de Poção de Pedras e do Bradesco de Lago dos Rodrigues. Em fevereiro foi a vez do Banco do Brasil de Bernardo do Mearim e do Bradesco de Pio XII. Em abril foram assaltados o Bradesco de Bom Lugar e o Banco do Brasil de Olho D'Água das Cunhãs. O mais recente neste mês de maio foi o assalto ao Banco do Brasil de Igarapé Grande.

A segunda região que mais sofre com assaltos apenas com arrombamentos de caixas é a de Imperatriz, com cinco registrados em São Pedro d’Água Branca (fevereiro e maio), Imperatriz (fevereiro), Cidelândia (março) e Buritirana (abril).

Também houve tentativas de assaltos aos municípios de Amarante, São Francisco do Brejão, Vitória do Mearim, Matinha, Governador Archer, sendo a última na madrugada desta quarta-feira (23) em Miranda do Norte.

Segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram presas, somente de janeiro a maio deste ano, 45 pessoas envolvidas com este tipo de crime. Ainda segundo a secretaria, apenas no mês de março, três grupos interestaduais que praticavam estas ações criminosas foram desarticulado.

Pelo grande número de assaltos a bancos com explosão de caixas eletrõnicos, podemos afirmar que essa modalidade de crime se tornou mania entre as quadrilhas especializadas em assalto a bancos.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: