sexta-feira, 13 de abril de 2012

Preparativos para a Semana Nacional da Educação 2012

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já prepara estados e municípios para a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa da Educação, que deverá mobilizar educadores de todo o Brasil e a sociedade em geral para a participação em diversas atividades do evento que promovam debates sobre temas de interesse da educação pública brasileira.

Segundo a CNTE, a Semana da Educação, que acontece no período de 21 a 27 de abril, terá como eixo os principais debates da atualidade educacional, como o Piso Salarial Nacional do Magistério, a carreira profissional e o Plano Nacional de Educação (PNE), com ênfase na aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.

A confederação frisa que é importante lembrar que a Semana da Educação acontece a menos de um mês após a realização da vitoriosa greve nacional convocada pela entidade, em defesa dos temas pautados para a discussão com a comunidade escolar: “O liame desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto de PNE, sobre o qual verificaremos se estão sendo observados os princípios e objetivos da educação nacional, previstos na Constituição e conclamados pela sociedade”.

A CNTE também esclarece que a Semana da Educação deve aprofundar o debate sobre o PNE, haja vista que o país está, há quase um ano e meio, sem um Plano Nacional de Educação vigente. O último documento, que norteia a educação pública brasileira, expirou em janeiro de 2011, segundo dados da CNTE, e o Congresso Nacional ainda não deliberou sobre o novo projeto.

Por isso, a luta da educação também está centrada na imediata aprovação do PNE, que servirá de referência para a construção dos planos estaduais, municipais e distrital de educação. A meta da CNTE é concluir a semana de 21 a 27 de abril, com milhares de pessoas sensibilizadas e esclarecidas quanto à importância do projeto e que possam aderir à luta pela educação pública de qualidade em todos os estados brasileiros.

Veja a programação da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

21/04 » Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.

22/04 » Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.

23/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: hora-aula atividade.

24/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: salário digno (PSPN).

25/04 » Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.

26/04 » Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.

27/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho.
________________
Referência: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão - SINPROESEMMA.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: