domingo, 1 de abril de 2012

Mentiras criadas pelo Google no dia 1° de abril ao longo dos anos

Relembre uma lista de mentiras do dia da mentira (1° de abril) criadas ao longo dos anos pelo Google, o maior e mais usado buscador da web. Em alguns anos, o Google criou mais de uma mentira, como é o caso de 2008 e 2011, anos em que o Google mais criou mentiras, em alguns outros anos, não criou nenhuma.

Confira abaixo as principais mentiras do Google desde o ano 2000:

2000 - O Google anunciou o "Mental Plex", uma tecnologia de pesquisa que lia os pensamentos do usuário e eliminava a necessidade de escrever uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Bastava o internauta mentalizar o que procurava e fixar o olhar em um círculo. A página trazia até mesmo ilustrações mostrando a forma correta de usar o serviço. O resultado da busca, é claro, trazia uma página com resultados para "1º de abril".

2002 - A empresa revelou o que estava por trás do seu mecanismo de buscas. O comunicado divulgado pelo Google dizia que a velocidade e a precisão eram graças à tecnologia PigeonRank, que usa pombos para calcular o valor relativo das páginas. Os animais fariam isso mais rápido que humanos graças à sua "capacidade única de reconhecer objetos". "Os pombos são surpreendentemente hábeis em fazer julgamentos imediatos, quando confrontados com escolhas difíceis", dizia a empresa.

2004 - O Google anunciou que estava contratando pessoas para trabalharem em um centro de pesquisa na Lua, o Copernicus Center. De acordo com a empresa, com uma base na Lua os engenheiros poderiam experimentar um conjunto diferente de parâmetros. "Com a criação do Copernicus Center, a missão do Google cresceu de 'organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil para 'organizar toda a informação útil no universo'", disse a companhia.

2005 - O Google anunciou uma nova bebida que usa a otimização do motor de busca do Google para aumentar a inteligência de quem a consome. Isso só foi possível, segundo a empresa, graças a uma análise em tempo real do DNA do usuário, para que a bebida fizesse um ajuste nos neurotransmissores. O Google Gulp viriam em quatro sabores, cada um com um benefício diferente.

2006 - A empresa anunciou o Google Romance, que prometia encontrar uma "alma gêmea" para o usuário usando a tecnologia "Soulmate Search". Em um comunicado, o vice-presidente do Google dizia que a missão da empresa era organizar a informação do mundo. "Em que área da vida a informação mundial está mais desorganizada que no romance?", perguntava o executivo. A brincadeira terminava quando o usuário tentava cadastrar um perfil no serviço, que indicava que tudo não passava de uma mentira.

2007 - O Google mudou a página inicial do Gmail para anunciar o "Gmail Paper", que iria imprimir qualquer email que o usuário quisesse e entregá-lo via correio. O serviço seria gratuito, pois viria com "propagandas discretas e relevantes" impressas em vermelho, negrito e fonte 36 na parte de trás da folha (mas "sem pop-ups e animações em flash, já que isso é impossível no papel"). Para os ambientalistas, o Google avisava: o papel era feito de escarro pós-consumo de soja orgânica.

2007 - No mesmo ano, o Google anunciou o TiSP (Toilet Internet Service Provider), um serviço de banda larga que usaria a rede de esgoto para fornecer internet de alta velocidade pelo vaso sanitário. O TiSP forneceria ainda uma "análise dos seus hábitos alimentares e predisposições genéticas, juntamente com recomendações para uma vida mais saudável", graças às "informações" que fossem dadas ao sanitário. O comunicado para imprensa citava inclusive o cofundador do Google Lar.

2008 - O Google anunciou na Austrália o Google gDay, que faria buscas em páginas na web 24 horas antes delas serem criadas. De acordo com o comunicado de imprensa, a tecnologia do gDay criaria "um modelo sofisticado de como será a internet 24 horas depois". Além disso, usando análise de regressão da linguagem, o Google pode prever textos de blogs e das colunas de jornal de amanhã". É uma pena que somente sites australianos estavam incluidos na versão Beta. E que era mentira.

2008 - O Gmail Custom Time prometia enviar emails para o passado. Para usá-lo, o usuário escolhia o momento do passado que gostaria de ter enviado a mensagem, que apareceria com essa data na caixa de entrada do destinatário. Porém cada usuário poderia mandar 10 emails por ano, já que permitir mais do que dez emails pré-datados por ano iria levar as pessoas a perderem a fé na exatidão do tempo, o que torna o recurso inútil", dizia o Google.

2008 - O projeto Virgle prometia a criação de um "assentamento humano" no planeta vermelho. "Alguns povos estão chamando Virgle de 'Arca de Noé' interplanetária", disse o presidente da Virgin, empresa parceira no projeto, em um comunicado de imprensa (falso, é claro) à época. O projeto previa a primeira viagem guiada a Marte em 2016, a fundação de Virgle City em 2050 e a formação de uma sociedade em 2108. Um questionário selecionava os candidatos para a missão.

2008 - Um novo recurso do Calendar, o Google Wake Up Kit, foi anunciado para quem não consegue acordar cedo. As notificações do Calendar para acordar pela manhã envolviam primeiramente uma mensagem SMS. Se o SMS falhasse, o Google usaria meios cada vez mais irritantes, como um balde de tamanho industrial conectado ao encanamento da sua casa ou um dispositivo que faz a cama sacudir.

2009 - O Google percebeu que há uma óbvia desconexão entre a vida real (em três dimensões) e a navegação na web (em apenas duas). Por isso, "lançou" uma versão do Chrome em 3D. A mentira tinha de tudo: link para download do browser com a tecnologia e um tutorial de como montar o óculos 3D (aquele com lentes azul e vermelha). A empresa afirmou à época ter desenvolvido uma tecnologia que adapta qualquer site a um formato 3D, mas no dia seguinte desmentiu a história em seu blog.

2009 - O Google, preocupado com a comunicação cada vez mais rápida e que impede que as pessoas leiam e respondam todos os seus emails, lançou o Gmail Autopilot, que responderia emails em um sistema de piloto automático. Mas o que aconteceria se remetente e destinatário estivessem com o recurso ativado? De acordo com o site, "duas contas do Gmail podem conversar alegremente uma com a outra por até três mensagens cada uma".

2010 - Depois que a cidade americana de Topeka mudou seu nome para Google em busca da banda larga rápida da empresa, em 1º de abril o Google anunciou que mudaria seu nome para Topeka, em uma homenagem à cidade que estava na disputa pela fibra óptica. A informação foi assinada por Eric Schmidt, CEO do Google (ou Topeka Inc?). Infelizmente, Topeka (a cidade, não o Google) não levou essa. Quase um ano depois, o Google anunciou Kansas City para testar a rede de banda larga.

2010 - Gostaria de entender o que seu cão ou o seu gato estão pensando? Um novo aplicativo para Android lançado pela empresa, o Google Translate For Animals, queria encorajar "uma maior interação e entendimento entre animais e humanos". O aplicativo traduzia o que os animais "falavam" para o inglês, somente (mas o Google estava trabalhando nisso). Um aviso no site comunicava que o "Google não se responsabiliza se você ficar ofendido ou decepcionado com o que o seu animal disser".

2010 - No aniversário de seis anos do seu e-mail gratuito, o Gmail, o Google anunciou um novo e importante recurso para o serviço: controle via movimentos corporais, o Gmail Motion. Ainda em fase de testes beta, o Gmail Motion permite que o usuário, munido de uma webcam, responda e-mails, entre outras ações, somente com o reconhecimento de seus movimentos corporais. De acordo com o Google, com o Montion, as pessoas podem ter uma maior produtividade no uso do seu Gmail além de ter um motivo para fazer exercícios físicos.

2011 - Duas novidades nas buscas do Google: a partir de agora, todas as buscas no Google com o termo "Helvetica" irão aparecer com a fonte Comic Sans, para o desespero de muitos designers. A busca por Comic Sans também aparece em Comic Sans. De fato, a fonte é uma das preferidas dos webmasters do Google, que lançaram a extensão "Comic Sans For Everyone", que permite ao usuário ver todos os sites no navegador Chrome com a temida fonte infantil.

2011 - Vaga de emprego para "autocompletador" de buscas, com cargo em Mountain View. "Todos os dias, as pessoas digitam mais de 1 bilhão de buscas no Google e esperam que o Google preveja o que elas procuram. Para isso funcionar, precisamos da sua ajuda", diz o Google no anúncio da oportunidade de trabalho.

2011 - Google anunciou que vai lançar um novo acessório compatível com a rede social, chamado Earkut. É uma espécie de brinco futurista que fica preso ao ouvido do internauta. Quando alguém acessar seu perfil no Orkut, o Earkut recebe um sinal, esquentando o ouvido do usuário.

2011 - YouTube comemora seus "100 anos de existência" com os 5 principais "vídeos virais" de 1911. Lembra do Keyboard Cat?, Pois então, o avô dele tocava trombone, você sabia? Além disso, o YouTube convidou, em 1911, o presidente norte-americano William Howard Taft para atuar como blogueiro convidado e neste 1º de abril reproduz seu primeiro post oficial no blog da companhia.

2012 - YouTube começará a vender coleções de DVD com os vídeos postados no site para que as pessoas tem acesso ao "YouTube offline". O usuário precisa contratar o serviço. Assim que o contrato estiver pronto, ele receberá em casa toneladas de caixas com coleções de todos os vídeos do YouTube desde a sua criação. Vários caminhões levarão o conteúdo para a casa do usuário. Além disso, as opções de curtir ou não curtir um vídeo com o polegar para cima ou para baixo serão substituidos por cartas. Quando o usuário gostar de um vídeo, ele mandará uma carta com o polegar para cima, por exemplo, para quem criou o conteúdo.

2012 - Mandar e-mail se tornará "mais fácil" porque as muitas letras de um teclado serão substituídas pelo ponto e traço do código Morse. Na piada, um parente distante de Morse, o criador do código, propôs que o Gmail adotasse a técnica. Assim, na tela do smartphone apareceriam somente pontos e traços. O número de combinações equivaleria a uma letra determinada. Pela "inovação", o usuário poderia inclusive escrever dois e-mails ao mesmo tempo, já que temos duas mãos e somente uma boca.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: