domingo, 8 de abril de 2012

Maranhão planeja implantar sistema de rede infovia

Numa reunião que aconteceu no Palácio dos Leões em São Luis - MA, no início da semana passada, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), apresentou ao chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, um projeto de uso de fibras óticas, que tem como objetivo interligar o Maranhão por meio de rede de infovia (linhas digitais que trafegam dados das redes eletrônicas) de alta velocidade. Entre os benefícios, está a inclusão digital nas áreas mais carentes e a educação à distância.

Depois de analisar o projeto, o Governo do Maranhão deverá assinar um convênio com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), que dará apoio na cessão de parte da fibra ótica existente, em toda extensão da linha de transmissão da empresa que corta do estado. Outras secretarias do estado também se tornarão parceiras no acordo, conduzido pela Sectec.

A proposta da Sectec representa um conjunto de recursos da rede de infovia da Eletronorte, que será utilizado para interligar, conectar, processar, controlar, compatibilizar as transmissões de informações e disponibilizar serviços em meio eletrônico, com o objetivo de propiciar a aproximação entre o estado e cidadão.

Conforme explicou a secretária Olga Simão (Sectec), por intermédio da infovia vários serviços serão beneficiados como a telemedicina, vídeosconferências internas no estado e, principalmente, a inclusão digital de baixo custo. “Uma equipe da Eletronorte virá até o final do mês, a fim de elaborar, junto com técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a projeto de implementação e posterior assinatura do convênio, que muito irá ajudar na educação à distância, só para citar um exemplo, pois as vantagens do uso da fibra ótica são inúmeras”, completou.

O superintendente institucional regional da Eletronorte, Edmilson Carneiro, o convênio de cooperação técnica visa incrementar também as comunicações de informática no estado do Maranhão, mediante o compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações sobre fibras ópticas da Eletronorte, que possibilitará ainda a interligação entre os principais órgãos do Estado.

“Queremos compartilhar com o governo do estado a fibra ótica que se encontra ociosa, possibilitando internet mais ágil de alta velocidade que poderá ser utilizado por toda estrutura do governo”, afirmou Edmilson Carneiro.

A rede de infovia do governo poderá inclusive impulsionar o programa de implantação de um sistema de videomonitoramento de vias públicas da Grande São Luís com a instalação de 100 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, que contarão com tecnologia HDTV, que propicia uma qualidade de imagem excelente, semelhante ao que se vê na televisão.

O convênio entre o Governo do Maranhão com a Eletronorte, que está sendo conduzido pelo Sectec, possibilitará uma conexão à internet com velocidade superior ao padrão das linhas telefônicas convencionais (56 Kbps - kilobits por segundo), o que permitirá transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web.
_______________
Referência: informações da assessoria do Governo do Maranhão.
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: