Ensino fundamental de Bacabal é municipalizado

Compartilhe esta postagem:

Na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Prefeitura de Santa Inês – MA, os secretários da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, e de Educação, João Bernardo Bringel, assinaram Termo de Cooperação Técnica e Financeira transferindo a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas do ensino fundamental para 18 Prefeituras que compõem as Unidades Regionais de Educação de Santa Inês, Bacabal, Viana e Zé Doca.

O compromisso foi firmado com os municípios de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Pio XII, Bacabal, São Luiz Gonzaga, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Viana, Matinha, Penalva, São Bento, São Vicente Férrer, Vitória do Mearim, São João Batista, Zé Doca, Cândido Mendes, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.

Nesta etapa do processo estão sendo beneficiados 6.069 alunos do ensino fundamental. Com a municipalização, o governo transfere a gestão dos imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental, sendo que o principal critério para municipalização é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.

O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, ressaltou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a educação de qualidade. “Essa é uma decisão acertada, em benefício de todos. É preciso que tudo esteja organizado e estamos trabalhando juntos em prol do desenvolvimento do estado”, observou. Ele destacou que os prefeitos estão perto das escolas e podem, mais facilmente, reconhecer e solucionar os problemas.

Também presentes à solenidade o secretário-adjunto de Educação, Almir Coêlho; a deputada estadual Vianey Bringel; os prefeitos de Santa Inês, Roberth Bringel; de Zé Doca, Raimundo Sampaio; de Pindaré-Mirim, Henrique Caldeira Salgado; de Pio XII, Raimundo Rodrigues Batalha; de Paulo Ramos, Tancredo Lima Araújo; de São João Batista, Surama Cristina Soares; de Presidente Médici, Antonio Rodrigues Pinho, e o prefeito de Zé Doca, Raimundo Sampaio, além de gestores educacionais, diretores, professores e secretários municipais de educação.

____________________

Referência: Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!