Cuidados ao comprar peixe na semana santa

Compartilhe esta postagem:

Estamos na semana santa, uma época do ano com grande consumo de peixes. Mas é preciso ter alguns cuidados ao adquirir peixes, cuidados esses que não valem apenas na semana santa, mas em qualquer período do ano.

É muito importante saber a origem do peixe, seja ele fresco, congelado ou salgado, pois para cada uma das situações, devem ser tomado cuidados específicos.

Se ele estiver fresco, verifique a presença de manchas, furos ou cortes na superficie, as escamas t~em que estar bem firmes, reistentes, de forma meio transparente e brilhante, a pele úmida, tensa e bem aderida e os olhos brilhantes e salientes, ocupando toda a cavidade, sem a presença de pontos brancos ao centro.

Se o peixe for congelado, deve verificar se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Peixes amolecidos ou com acúmulo de líquidos, indicam que o produto passou por um processo de descongelamento.

Se o peixe for salgado seco, como bacalhau, por exemplo, deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. É preciso que o consumidor verifique também se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, amolecimento e odor desagradável.

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!