O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Inscrições para cursos do Maranhão Profissional estão abertas

domingo, 8 de janeiro de 2012

O Maranhão Profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está oferecendo 10.039 vagas em cursos profissionalizantes do tipo Formação Inicial Continuada (FIC). As vagas são disponibilizadas em instituições parceiras do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O público-alvo são estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública e alunos da Educação de Jovens e Adultos. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail seduc.pronatec.ma@gmail.com ou pelos telefones (98) 9188-1023 e 8127-8145.

Todos os cursos são em áreas que atendem à demanda de mercados identificada pelo Maranhão Profissional, com o principal objetivo de capacitar profissionalmente a sociedade maranhense para os novos empreendimentos que chegam ao estado. Estão sendo oferecidas, em vários municípios maranhenses, mais de 30 opções de cursos em diversas áreas profissionais, que possuem a carga horária variante de 160 a 300 horas/aula, e serão ministrados em horários diferentes ao que o aluno freqüenta a escola.

“Para se inscrever no Programa, o estudante deve procurar a direção de sua escola e informar-se sobre as oportunidades de cursos em aberto. Comunicar que tem interesse em participar. Após efetuar a sua pré-matrícula na escola, o estudante deverá dirigir-se à instituição ofertante para concluir a matrícula”, informou Giovanna Bacelar Pontes, coordenadora do Pronatec no Maranhão.

“É muito importante que o estudante compareça até a instituição para confirmar a sua matrícula, pois só assim conseguirá realizar o curso. O que é feito na escola é apenas uma pré-matrícula no sistema, mas somente isso não garante a vaga dele, o que garante é o seu comparecimento na instituição, com os documentos necessários”, ressaltou Giovanna Bacelar.

Dentre o total de vagas oferecidas, 1.180 são para o Ifma, 4.332 para o Senai e 4.527 para o Senac, que terão início imediato, conforme a formação de turmas. “É uma oportunidade muito importante para quem deseja se capacitar para o mercado, pois tem a chance de receber certificação por instituições renomadas”, salientou a coordenadora do Pronatec.

Criado pelo Governo Federal desde outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011, o Pronatec tem como objetivo ofertar cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores.

BALANÇO

O Maranhão Profissional matriculou em 2011 mais de 91 mil alunos em 637 cursos, de acordo com o balanço realizado no período de maio, data do lançamento da iniciativa, até dezembro.

Os cursos oferecidos até momento somam uma carga horária total de 475.679 horas/aulas. Auxiliar de cozinha, auxiliar de máquina motriz, armador de ferragens, comandos hidráulicos, eletrotécnica, pedreiro, carpinteiros, técnico em eletromecânica, técnico em mecânica, técnico em saneamento ambiental são alguns dos cursos oferecidos em diversos municípios maranhenses, entre os quais Balsas, Bacabal, Açailândia, Barreirinhas, Caxias, Coelho Neto, Bacabeira, Imperatriz e outros.
________________
Referência: informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo