terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pesquisa mostra o conteúdo dos blogs do Brasil em 2011

Justin Bieber, iPhone, Google, Harry Potter e Jesus Cristo. Esses alguns dos nomes mais citados pelos blogueiros brasileiros, de acordo com um estudo realizado pela Boo-box e divulgado nesta semana. O universo de 20 mil páginas verde-amarelas analisadas tem como principais temas entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (15%). A análise feita pela ferramenta Meaning Tool, da empresa argentina Popego, é baseada nas palavras usadas nas postagens.

ENTRENIMENTO

Na categoria entretenimento, o assunto principal é humor (67% do total), sendo que carros, música e moda empatam como segundo tema mais comentado (6%). Cinema (5%), literatura (5%), gastronomia (2%), televisão (2%) e conteúdo adulto (1%) completam a paisagem.

O nome mais citado é Casey Heynes, jovem australiano que ficou famoso após aparecer em vídeo reagindo a bullying. Harry Potter e Jesus Cristo ocupam o segundo e o terceiro lugares em números de menções.

Quando o assunto é personalidades, nomes de atores, como Emma Watson, George Clooney e Hannah Montana, somam 36% das citações, enquanto músicos como Justin Bieber (primeiro da lista), Jennifer Lopez, Paul McCartney e Ivete Sangalo aparecem em segundo lugar (16%). A medalha de bronze das celebridades vai para os políticos, que somam 11% das menções - a lista inclui Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.


TECNOLOGIA

Na categoria tecnologia, 84% dos blogs dedica-se a informações de mercado e publicação de tutoriais. Os eletrônicos somam 11% das páginas e os espaços voltados a notícias da Apple correspondem a outros 5%.

A companhia fundada por Steve Jobs fica em segundo lugar no ranking de marcas, com 11% das citações, à frente da Samsung (7%) e atrás do Google (17%). Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola completam o topo da lista.

Na avaliação de produtos mencionados, o iPhone da Apple abocanha, sozinho, 12% do total, com o iPad em segundo lugar, 11%, e o iPod em terceiro, 6%. O Google não fica por baixo dentro de seu campo de trabalho: se o tema dos posts é Web 2.0, o gigante de buscas domina o "mercado" com 37% das citações, sendo que o YouTube - também da empresa de Larry Page - aparece com 19% e o Wordpress com 9%.

Entre os softwares, a empresa do CEO Tim Cook também ocupa a primeira posição, com 27% das citações sendo para o sistema operacional mobile iOS. O concorrente Android aparece com 14% na terceira colocação, atrás das menções a MP3 (15%).

OUTROS DADOS

A cidade do Rio de Janeiro lidera a lista dos municípios mais comentados, com 27% do total, enquanto Londres tem 8% e Paris outros 6%. Se o assunto é viagens, os destinos mais pesquisados por quem está fazendo as malas são Brasil (36%), Estados Unidos (11%) e Japão (7%).

Nos sites que tratam de educação, o tema ciência responde por 40% do conteúdo postado. Quando o assunto é esporte, o futebol domina 55% dos blogs brasileiros. Basquete (16%), tênis (15%), golfe (7%), baseball (5%) e futebol americano (2%) dividem o restante do percentual.

"Conhecendo de uma forma estruturada o que os autores de blogs estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas", explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da Boo-box, companhia brasileira do mercado de publicidade em mídias sociais.

Clique aqui para ver o infográfico e a pesquisa completa sobre os conteúdos dos blogs no Brasil em 2011
________________
Referência: Terra.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: