Classificados no Programa Darcy Ribeiro 2011 reclamam por não terem aulas e se sentem lesados

Compartilhe esta postagem:

Centenas de estudantes de todo estado, classificados no vestibular do Programa Darcy Ribeiro 2011, denunciam que estão se sentido lesados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), instituição responsável pela implantação do programa.

A lista de classificados no Darcy Ribeiro 2011 foi divulgada no mês de fevereiro, mas deste esta data, os alunos nunca foram matriculados e consequentemente nenhuma aula foi ministrata. Durante estes cerca de oito meses, recebi inúmeros contatos de alunos questionando sobre as matrículas e início das aulas e sobretudo, relatando a suas insatisfações.

Alguns alunos já perderam a fé que as aulas se iniciem algum dia: “Ano passado eu e alguns amigos fizemos o vestibular da Uema através do progama Darcy Ribeiro, a maioria de nós passamos, mas acho que não valeu a pena tanto esforço, pois as aulas nunca começaram,e acho que nunca vão começar mesmo!”, afirma uma das classificadas.

Em contato que mantive com a coordenação do Programa Darcy Ribeiro, foi alegado que, para implantação do Programa, é necessário cumprir uma série de exigências, divididas em etapas. Parte dessas etapas já foram executadas, mas outras estão em andamento.

O QUE É O PROGRAMA DARCY RIBEIRO?

O Programa Darcy Ribeiro, que recebe este nome em homenagem a um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública, é um programa que visa atender às demandas municipais e anseios dos egressos do nível médio por uma formação de nível superior com cursos nas áreas de licenciatura.

As cidades onde devem funcionar os 20 pólos do Darcy Ribeiro são Bacabal, Brejo, Carutapera, Colinas, Dom Pedro, Esperantinópolis, Gov. Nunes Freire, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pastos Bons, Pedreiras, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Tutóia, Vitorino Freire e Zé Doca.

O QUE DIZ A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DARCY RIBEIRO SOBRE O NÃO INÍCIO DAS AULAS?

Andrea Azevedo Cutrim, coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, em resposta ao questionamento do motivo do não início das aulas respondeu o seguinte:

“Antes que ocorra a implantação dos polos e início das aulas se faz necessário o cumprimento de diversas etapas, devidamente cumpridas:
1. Estudo de demanda nos municípios maranhenses;
2. Identificação das maiores demandas para as áreas de oferecimento dos cursos;
3. Contato com as prefeituras e municipais a fim de que seja exposta a intenção de abertura dos Polos de Ensino Superior;
4. Assinatura de Convênios de Cooperação Técnica, ficando a prefeitura responsável pela infra-estrutura e mobiliário no polo e a Uema responsável pelos alunos, professores e material didático;
6. Contatos com o MEC para oferecimento de parte das vagas ao PARFOR;
7. Vestibular para oferecimento de parte das vagas à comunidade;
8. Inspeções nos Polos.
No entanto é imprescindível que vençamos outras fases e que o início das aulas ocorra concomitantemente nos 20 polos, como:
1. Todos os polos deverão ser inspecionados pela equipe da Uema, os quais deverão estar em condições de funcionamento (em andamento). Adiantamos que algumas prefeituras estão atrasadas e as salas e laboratórios não estão prontos;
2. Professores Seletivados o suficiente para ministrar as aulas sem interrupções. Fizemos 3 seletivos mas ainda não foram completadas todas as vagas. Em 2009 e 2010, por exemplo, para os polos em andamento, fizemos sete seletivos, pois só ministram aulas no Darcy Ribeiro, professores concursados da Uema ou aqueles devidamente seletivados nos moldes dos nossos demais seletivos.
3. Seleção dos Coordenadores de Polo e Secretários.
4. Aquisição de kits multidisciplinares laboratoriais (no momento, em licitação).
5. Aquisição de acervo bibliográfico (no momento, em licitação).
6. Firmar convênio com MEC para angariar recursos federais (em fase de negociação).
7. Matrículas dos alunos.
8. Início das aulas.”

Segundo a coordenadora, mais informações podem ser obtidas no site do Programa Darcy Ribeiro, cujo endereço é www.pdr.uema.br.

E OS ALUNOS, COMO FICAM?

Atualmente, um dos maiores sonhos de muitas pessoas, é o ingresso num curso superior. Foi com essa esperança que muitos fizeram o vestibular do Programa Darcy Ribeiro 2011. E agora, depois de classificados, estão vendo seus sonhos serem barrados por processos burocráticos e falta de compromisso de políticos como os prefeitos, que atrasam sua parte no processo de implantação do programa. A UEMA também tem total culpa em toda essa demora, afinal, claro que um programa desse tipo necessita de várias etapas para ser implantado completamente e, nesse caso, o vestibular deveria ser a última delas, dessa forma os alunos não estariam sendo prejudicados sem aulas. O edital do Programa Darcy Ribeiro 2011 em nenhum momento, fala que poderia haver toda essa demora para o início das aulas.

Soma-se a tudo isso o fato de que em alguns pólos, poucos alunos foram classificados e não completaram o número de vagas. Assim, fica inviável ministrar as aulas e o Estado não vai gastar dinheiro para atender um número mínimo de alunos.

Para quem foi classificado só resta esperar pela boa vontade dos burocratas ou quem sabe, procurar a justiça. Mas com tanta demora e ineficiência, talvez essa alternativa demore mais ainda. Em 2012 acontecem eleições municipais, com isso, alguns prefeitos devem acelerar sua parte no Programa Darcy Ribeiro, dessa forma, poderão dizer em campanha que trouxeram a universidade para suas cidades.

E VOCÊ, O QUE TEM A DIZER SOBRE ISSO?

Se você é um dos classificados no Programa Darcy Ribeiro 2011, ou é apenas alguém que está lendo esta matéira e tomando conhecimento do fato, aproveite o espaço de comentários abaixo para deixar a sua opinião.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

9 Comentários

  1. Charles Escorcio disse:

    No nosso maranhão as coisas sao assim … depois nossa velha UEMA conta esses alunos como alunos matriculados, assim nas epocas de campanham eleitoral vao dizer … aumentamos em X% o numeros de alunos … mas nunca vao dizer, eles so nao tem aula pq so apos a aprovacao e' que decidimos estudar demanda, local, salas, selecao de professores, etc.

    Chega a ser engracado, se fosse em outro estado claro, como e' aqui, e' triste!

  2. leandro disse:

    olha meu amigo. eu sou um dos que passaram ficaríamos muito sastifeitos se você nos informasse a cada momento o que esta acontecendo ou cada atualização desse processo de inicio das aulas. obrigado !

  3. CCSNASH disse:

    Só aqui em Bacabal que acontece essas coisas!! Eles não arrumaram é porque tem o CESB e escolas que oferecem cursos superiores partículares aqui na cidade. Mas se observamos bem, tem cidades menores com poucos recursos que oferecem o Programa Darcy Ribeiro e aqui em Bacabal é essa sacanagem!
    Olha só a IFMA (Federal). É só elogios!!!
    Primeiro fizeram o prédio, segundo contrataram funcionários e professores, e terceiro abriram vagas aos interessados!!!!
    Porque tudo que envolve o Estado é desorganizado!
    Programa Darcy Ribeiro (Estadual)…
    Primeiro Não tem prédio, segundo abriram vagas, terceiro depois de 08 meses abriram vagas para os professores e só Deus sabe quando começará essas aulas…
    Isso é muito vergonhoso para mim. Pois abri a boca para dizer que tinha passado para Física. E agora todo mundo me pergunta: " Já começou", "Tem previsão" etc. Já perdi esse ano!
    Meu ponto de vista seria: Todos os aprovados do Polo de Bacabal, se juntasse e entrasse com uma Ação Judicial contra o Estado e a Prefeitura.
    Pois as coisas só funcional se entrar na Justiça!

  4. CCSNASH disse:

    E Raimundo Castro muito obrigado pelo apoio!
    Forte Abraço!

  5. MÔNICA E PONTO CRUZ disse:

    oi amigos eu tb sou uma das que está na fila de espera,é tão humilhante vc passar 4 meses estudando para fazer uma prova,3 meses para saber o resultado e sabe Deus quanto tempo vamos esperar ate que essas aulas comecem.O meu sonho era ingressar no ensino superior, chega até ser engraçado o tanto que comemorei quando vi o meu nome na lista de classificados e o meu marido só fica falando:"cadê o teu vestibular não deu em nada?" tantas noites estudadndo… é triste depender do governo para se formar… fazer o quê? ESPERAR NÉ?

  6. Alana Santana disse:

    Sou uma das pessoas que passou no vestibular.É lamentável que uma situação como essa seja tratada com total descaso! Depender da boa vontade de políticos que proclamam a melhoria na educação é simplesmente desesperador.

  7. Edih Brito disse:

    Essa demora só mostra o quão a educação está em decadência, não falo apenas no quisito professor e aluno mas em tudo, na infra-estrutura e até mesmo nos responsáveis. Poxa, se querem formar pessoas em lugares onde o ensino é péssimo, deveria haver um pouco mais de organização. O vestibular, o processo seletivo, deveria ser a ultima das etapas, assim n haveria tantas reclamações e tantos desapontamentos!

  8. alaine sousa disse:

    como todos vcs estou tbm insastifeita com essa palhaçada toda, me dediquei em estudar para ser uma dos aprovados e até hoje estou esperando o início das aulas…já fiz minha matrícula e espero que comece logo e que recuperemos todo esse tempo perdido!

  9. alaine sousa disse:

    Fiz minha matrícula e estou sabendo que as aulas inciarão agora no mês de abril, e só no final do mês!!?? Espero que realmente iniciem… e que recuperemos todo tempo perdido!