segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uso de tecnologias afeta a memória humana

Um novo estudo confirmou o que provavelmente não era surpresa para os amantes da tecnologia: que a internet afeta nossa memória.

Quantos números de telefone você sabe de cor? Talvez antes da invenção do celular você soubesse alguns, mas agora mal sabe o seu, não é mesmo? É um fenômeno comum: as informações hoje são mais fáceis de acessar e são armazenadas por nós em outros lugares, em geral tecnologias, assim nossos cérebros não são obrigados a guardá-las por conta própria.

O novo estudo psicológico confirmou cientificamente esse fenômeno. A pesquisa, liderada pela professora de psicologia Betsy Sparrow, definiu se as pessoas seriam mais ou menos propensas a recordar algo que sabiam que poderiam encontrar em um computador.

Quatro experimentos foram encenados. Em um deles, os participantes digitaram 40 fatos em um computador. Metade deles ouviu que essas informações seriam salvas, enquanto a outra metade ficou sabendo que elas seriam apagadas.

Como os pesquisadores esperavam, a metade que sabia que as informações seriam apagadas foi significativamente mais propensa a lembrar delas do que o grupo que sabia que estariam salvas.


Em outro experimento, os participantes foram convidados a relembrar não só os fatos, mas cinco pastas de cores diferentes que estavam em algum local no desktop de um computador.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas eram capazes de recordar as pastas muito facilmente. Nessa experiência, foi explorado um conceito conhecido como “memória transacional”, uma teoria relativamente recente que propõe que os grupos codificam, armazenam e recuperam o conhecimento coletivamente.

Para entender mais fácil, os cientistas explicam desta forma: imagine que você ame futebol. Mas você sabe que seu namorado sabe tudo sobre as regras, então, quando você quer saber algo, você pergunta pra ele, e não se preocupa em lembrar da informação.

Conclusão: o ser humano é um bicho preguiçoso, não?
________________
Referência: Hype Science.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: