quinta-feira, 7 de julho de 2011

Protótipo de óculos para deficientes visuais é mostrado na Feira Anual de Ciências de Londres

Acontece nesta semana a Feira Anual de Ciências de Londres, que tem como destaque o protótipo de um óculos que pode ajudar pessoas com sérios problemas de visão a enxergarem melhor objetos e pessoas. Os óculos devem ajudar os portadores de alguns tipos de problemas visuais como a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.


O pesquisador Stephen Hicks, da Universidade de Oxford, que desenvolveu o projeto, disse que, com o óculos, os deficientes “poderão ver se as formas e as cores brilhantes são o bastante para elas possam encontrar o caminho sozinhas", diz.
Projeto da Universidade de Oxford que ajudar cegos a 'ver' com luzes de led

Hicks contou ainda que eles estão tentando produzir óculos leves, fáceis de usar, com luzes de led nas lentes e duas câmeras pequenas colocadas na armação.

"As câmeras serão conectadas a um pequeno computador, que vai levar as imagens de volta às lentes com as luzes de led. Com isto, estas luzes poderão se acender quando a câmera captar a presença de uma pessoa ou objeto."



"Estamos falando do tipo de visão reduzida no qual você pode ver sua mão se movendo na sua frente, mas não identifica os dedos", diz o pesquisador Stephen Hicks, da Universidade de Oxford, que desenvolveu o projeto. Na feira, os visitantes usam óculos que simulam a visão limitada dos deficientes e "podem ver se as formas e as cores brilhantes são o bastante para elas possam encontrar o caminho sozinhas", diz.

O evento da Royal Society, que termina no sábado, acontece todo verão há mais de 150 anos. Seu objetivo é explicar ciência para as pessoas comuns. "Me lembro de minhas visitas à feira quando tinha apenas 15, 16 anos e de ficar muito animado com todas as experiências que via, as coisas para brincar e assistir. Não é apenas ler palavras no papel, são objetos interativos, então você pode aprender brincando", diz Paul Nurse, presidente da Royal Society.


________________
Referência: BBC Brasil.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: