domingo, 17 de julho de 2011

Bacabal sedia ofcina sobre a Bacia do Rio Mearim

Na manhã de sexta-feira (15), foi realizada a terceira oficina setorial de mobilização para a criação e implementação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, no auditório do Fórum de Justiça do município de Bacabal - MA.

Na oportunidade estiveram presentes representantes do Ministério Público das Comarcas de Bacabal e Pedreiras, Gestores Municipais de Lima Campos e Pedreira, representante da Câmara Municipal de Vereadores de Bacabal, Secretários Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Educação e Cultura, Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de mais de dez municípios maranhenses, a coordenadora estadual da ACONERUQ, representantes do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Maranhão - CMTR-MA, SAAE, FAMEM, CPCBH-MEARIM, de Colônias de Pescadores, Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares, religiosos, redes e movimentos socioambientais, educadores, CPSMA, REGEAMA, FMSAN, CIEA-MA, GT/MA, GPS, AGERP, mídia local, regional e demais interessados.

A discussão foi ampla e os presentes destacaram a necessidade urgente de realização de políticas públicas para a revitalização do Rio Mearim, além de ressaltarem a necessidade da implementação de fortalecimento de sistemas municipais de meio ambiente, do ICMS Ambiental e uma maior participação de gestores municipais, comunidades tradicionais e a sociedade civil em geral nos próximos eventos. O representante do prefeito de Bacabal, se colocou à disposição para agendar reunião para tratar especificamente da criação do sistema municipal de meio ambiente com o prefeito do município.


O gestor municipal de Lima Campos ressaltou a importância dos prefeitos se engajarem na defesa do Rio Mearim e informou que o meu ambiente não gera gastos adicionais para nenhum município, pois realizar políticas públicas com a temática ambiental é investimento para a qualidade de vida da população.

A próxima oficina será realizada no município de Zé Doca, no dia 22 de julho. A primeira reunião foi no município de Anajatuba-MA e a segunda em Arari - MA.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

OFICINAS SETORIAIS – COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM
1. ANAJATUBA – MA: Dia 30/06/2011,
2. ARARI – MA: Dia 08/07/2011,
3. BACABAL – MA: Dia 15/07/2011,
4. ZÉ DOCA – MA: Dia 22/07/2011,
5. PRESIDENTE DUTRA – MA: Dia 29/07/2011,
6. BARRA DO CORDA – MA: Dia 05/08/2011,
7. FORMOSA DA SERRA NEGRA – MA: Dia 12/08/2011,
8. SENADOR LA ROQUE – MA: Dia 19/08/2011,
9. AÇAILÂNDIA – MA: Dia 26/08/2011.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS - COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM
Dia: 02/09/2011 - VITORIA DO MEARIM – MA,
Dia: 09/09/2011 - GRAJAÚ – MA,
Dia: 16/09/2011 - SANTA INÊS – MA,
Dia: 30/09/2011 - PEDREIRAS – MA,
Dias: 23 a 28/10/2011 - SÃO LUIS – MA.

REGEAMA: Rede de Gestão Ambiental do Maranhão
CPSMA: Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente de Bacabal
CPCBH-MEARIM: Comissão Provisória de Org. e Criação do Comitê da Bacia do Rio Mearim
CIEA-MA: Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão – CIEA-MA
FMSAN: Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional
GPS: Grupo Parceiros Socioambientais de Peritoró
GT/MA: Grupo de Trabalho Novas Fronteiras para a Cooperação do Maranhão
________________
Referência: Assessoria de Comunicação da REGEAMA.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: