domingo, 17 de julho de 2011

Bacabal sedia ofcina sobre a Bacia do Rio Mearim

Na manhã de sexta-feira (15), foi realizada a terceira oficina setorial de mobilização para a criação e implementação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, no auditório do Fórum de Justiça do município de Bacabal - MA.

Na oportunidade estiveram presentes representantes do Ministério Público das Comarcas de Bacabal e Pedreiras, Gestores Municipais de Lima Campos e Pedreira, representante da Câmara Municipal de Vereadores de Bacabal, Secretários Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Educação e Cultura, Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de mais de dez municípios maranhenses, a coordenadora estadual da ACONERUQ, representantes do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Maranhão - CMTR-MA, SAAE, FAMEM, CPCBH-MEARIM, de Colônias de Pescadores, Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares, religiosos, redes e movimentos socioambientais, educadores, CPSMA, REGEAMA, FMSAN, CIEA-MA, GT/MA, GPS, AGERP, mídia local, regional e demais interessados.

A discussão foi ampla e os presentes destacaram a necessidade urgente de realização de políticas públicas para a revitalização do Rio Mearim, além de ressaltarem a necessidade da implementação de fortalecimento de sistemas municipais de meio ambiente, do ICMS Ambiental e uma maior participação de gestores municipais, comunidades tradicionais e a sociedade civil em geral nos próximos eventos. O representante do prefeito de Bacabal, se colocou à disposição para agendar reunião para tratar especificamente da criação do sistema municipal de meio ambiente com o prefeito do município.


O gestor municipal de Lima Campos ressaltou a importância dos prefeitos se engajarem na defesa do Rio Mearim e informou que o meu ambiente não gera gastos adicionais para nenhum município, pois realizar políticas públicas com a temática ambiental é investimento para a qualidade de vida da população.

A próxima oficina será realizada no município de Zé Doca, no dia 22 de julho. A primeira reunião foi no município de Anajatuba-MA e a segunda em Arari - MA.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

OFICINAS SETORIAIS – COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM
1. ANAJATUBA – MA: Dia 30/06/2011,
2. ARARI – MA: Dia 08/07/2011,
3. BACABAL – MA: Dia 15/07/2011,
4. ZÉ DOCA – MA: Dia 22/07/2011,
5. PRESIDENTE DUTRA – MA: Dia 29/07/2011,
6. BARRA DO CORDA – MA: Dia 05/08/2011,
7. FORMOSA DA SERRA NEGRA – MA: Dia 12/08/2011,
8. SENADOR LA ROQUE – MA: Dia 19/08/2011,
9. AÇAILÂNDIA – MA: Dia 26/08/2011.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS - COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM
Dia: 02/09/2011 - VITORIA DO MEARIM – MA,
Dia: 09/09/2011 - GRAJAÚ – MA,
Dia: 16/09/2011 - SANTA INÊS – MA,
Dia: 30/09/2011 - PEDREIRAS – MA,
Dias: 23 a 28/10/2011 - SÃO LUIS – MA.

REGEAMA: Rede de Gestão Ambiental do Maranhão
CPSMA: Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente de Bacabal
CPCBH-MEARIM: Comissão Provisória de Org. e Criação do Comitê da Bacia do Rio Mearim
CIEA-MA: Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão – CIEA-MA
FMSAN: Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional
GPS: Grupo Parceiros Socioambientais de Peritoró
GT/MA: Grupo de Trabalho Novas Fronteiras para a Cooperação do Maranhão
________________
Referência: Assessoria de Comunicação da REGEAMA.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: