quinta-feira, 16 de junho de 2011

Morte do deputado federal Luciano Moreira em acidente de carro

IMAGEM - Deputado federal Luciano Moreira
O deputado federal do Maranhão, Luciano Moreira (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu num acidente na noite desta quinta-feira (16), em Morros quando retornava da cidade de Barreirinhas.

O acidente ocorreu no povoado de Santa Cecília. Segundo informações, três pessoas ocupavam o veículo e o deputado estaria no banco de trás, sem cinto de segurança. O veículo colidiu com um animal, e o deputado foi jogado para fora do carro.

No Maranhão, Liciano Moreira foi Secretário de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; Secretário de Administração, Recursos Humanos e Previdência; gerente de Estado de Administração e Modernização; gerente de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; secretário de Assuntos Estratégicos e até março de 2010, Secretário de Administração e Previdência Social.

Em todas as suas gestões, implementou projetos de referência nacional. No Maranhão destacam-se Shopping do Cidadão, Reitor pro tempore da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade da Terceira Idade, PAI-Programa de Apoio ao Idoso e EGMA-Escola de Governo.

Luciano Moreira é economista, com mais de 30 anos de vida pública. Foi Secretário de Estado no Maranhão, Roraima e Ceará. Nesse último, conduziu as pastas de Planejamento e Administração, sendo Coordenador da Reforma Administrativa do Governo Tasso Jereissati.

Em Roraima, foi Secretário de Gestão Estratégica e Administração; Secretário da Educação, Cultura e Desportos e implantou a Reforma Administrativa de Roraima, quando o Estado atingiu índices educacionais recordes na região Norte.

Atualização às 6:50 hs de sexta-feira, 17 de junho

O corpo do deputado federal Luciano Moreira foi levado para um hospital na cidade de Morros, que fica há 50 quilômetros de São Luís. No começo da madrugada, o corpo foi levado para o IML da capital.

Luciano Moreira viajava de Barreirinhas na região dos Lençóis, com destino a São Luis. Há 40 quilômetros do município de Morros, na BR-402 o motorista tentou desviar de um animal na pista, perdeu o controle, o carro capotou diversas vezes. No acidente, o deputado foi arremessado para fora do carro e morreu na hora. As outras três pessoas que estava no veículo tiveram apenas ferimentos.


Com o deputado viajavam o motorista Kleber Brandão, a secretária Cecília Cidrek e o coordenador do gabinete estadual do parlamentar, Mariano Laranjeira, que muito abalado mal conseguia falar.

O deputado federal chegou, ontem (16), de Brasília e participou, em Barreirinhas, do Encontro de Procuradores. Ele, ainda, teria mais compromissos em outros municípios maranhenses no fim de semana.

Luciano Moreira nasceu no Ceará e tinha 58 anos. Trabalhou 35 anos na vida pública. Foi secretário de Estado nas áreas de Planejamento, Administração, Educação, Ciência e Tecnologia, Assuntos Estratégicos e Previdência dos Estados do Ceará, Maranhão e Roraima.

Nos anos 90, chegou ao Maranhão e iniciou uma grande reforma administrativa no Estado. Implementou o programa "Minha Casa", idealizou o "Shopping do Cidadão", e, em 2009, colocou em prática um amplo programa de valorização do servidor público.

Há dois anos recebeu o título de cidadão maranhense na Assembléia Legislativa. Em 2010, elegeu-se deputado federal pelo PMDB e foi um dos mais votados do Estado.

Atualização às 7:50 hs de sexta-feira, 17 de junho

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY CANCELA AGENDA

Em razão da morte do deputado Luciano Moreira, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que está em Brasília, cancelou a solenidade de inauguração de uma rodoviária em Imperatriz. Ela retorna, nesta sexta-feira (17), para São Luís para participar do velório do deputado federal, que ocorre na sede da Assembleia Legislativa, no Cohafuma.

A Assembleia Legislativa, por meio do seu presidente, Arnaldo Melo (PMDB), também, suspendeu as atividades. Os trabalhos da Comissão Parlamentar da Baixada foram adiados.

VELÓRIO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

O corpo do deputado federal Luciano Moreira já se encontra no plenário da Assembleia Legislativa e o velório já começou. Para as 11h, está prevista uma missa de corpo presente.

O enterro será no fim da tarde, no cemitério Jardim da Paz, em São Luís.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

A morte de Luciano Moreira teve grande repercussão na rede social Twitter e Facebook. Estando entre assuntos mais comentados Tópicos da Tendência (TTs) do Twitter.

E AGORA, QUEM ASSUME NO LUGAR DELE?

Com a morte de Luciano, o deputado federal Davi Alves Silva Junior (PR) assume o mandato em definitivo. Chiquinho Escórcio (PMDB), que era segundo suplente, passa a ser o primeiro e Costa Ferreira (PSC) assume uma vaga como segundo suplente.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. O Maranhão pede um grande homem, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Bacabal-MA

    ResponderExcluir