quinta-feira, 16 de junho de 2011

Morte do deputado federal Luciano Moreira em acidente de carro

IMAGEM - Deputado federal Luciano Moreira
O deputado federal do Maranhão, Luciano Moreira (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu num acidente na noite desta quinta-feira (16), em Morros quando retornava da cidade de Barreirinhas.

O acidente ocorreu no povoado de Santa Cecília. Segundo informações, três pessoas ocupavam o veículo e o deputado estaria no banco de trás, sem cinto de segurança. O veículo colidiu com um animal, e o deputado foi jogado para fora do carro.

No Maranhão, Liciano Moreira foi Secretário de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; Secretário de Administração, Recursos Humanos e Previdência; gerente de Estado de Administração e Modernização; gerente de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; secretário de Assuntos Estratégicos e até março de 2010, Secretário de Administração e Previdência Social.

Em todas as suas gestões, implementou projetos de referência nacional. No Maranhão destacam-se Shopping do Cidadão, Reitor pro tempore da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade da Terceira Idade, PAI-Programa de Apoio ao Idoso e EGMA-Escola de Governo.

Luciano Moreira é economista, com mais de 30 anos de vida pública. Foi Secretário de Estado no Maranhão, Roraima e Ceará. Nesse último, conduziu as pastas de Planejamento e Administração, sendo Coordenador da Reforma Administrativa do Governo Tasso Jereissati.

Em Roraima, foi Secretário de Gestão Estratégica e Administração; Secretário da Educação, Cultura e Desportos e implantou a Reforma Administrativa de Roraima, quando o Estado atingiu índices educacionais recordes na região Norte.

Atualização às 6:50 hs de sexta-feira, 17 de junho

O corpo do deputado federal Luciano Moreira foi levado para um hospital na cidade de Morros, que fica há 50 quilômetros de São Luís. No começo da madrugada, o corpo foi levado para o IML da capital.

Luciano Moreira viajava de Barreirinhas na região dos Lençóis, com destino a São Luis. Há 40 quilômetros do município de Morros, na BR-402 o motorista tentou desviar de um animal na pista, perdeu o controle, o carro capotou diversas vezes. No acidente, o deputado foi arremessado para fora do carro e morreu na hora. As outras três pessoas que estava no veículo tiveram apenas ferimentos.


Com o deputado viajavam o motorista Kleber Brandão, a secretária Cecília Cidrek e o coordenador do gabinete estadual do parlamentar, Mariano Laranjeira, que muito abalado mal conseguia falar.

O deputado federal chegou, ontem (16), de Brasília e participou, em Barreirinhas, do Encontro de Procuradores. Ele, ainda, teria mais compromissos em outros municípios maranhenses no fim de semana.

Luciano Moreira nasceu no Ceará e tinha 58 anos. Trabalhou 35 anos na vida pública. Foi secretário de Estado nas áreas de Planejamento, Administração, Educação, Ciência e Tecnologia, Assuntos Estratégicos e Previdência dos Estados do Ceará, Maranhão e Roraima.

Nos anos 90, chegou ao Maranhão e iniciou uma grande reforma administrativa no Estado. Implementou o programa "Minha Casa", idealizou o "Shopping do Cidadão", e, em 2009, colocou em prática um amplo programa de valorização do servidor público.

Há dois anos recebeu o título de cidadão maranhense na Assembléia Legislativa. Em 2010, elegeu-se deputado federal pelo PMDB e foi um dos mais votados do Estado.

Atualização às 7:50 hs de sexta-feira, 17 de junho

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY CANCELA AGENDA

Em razão da morte do deputado Luciano Moreira, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que está em Brasília, cancelou a solenidade de inauguração de uma rodoviária em Imperatriz. Ela retorna, nesta sexta-feira (17), para São Luís para participar do velório do deputado federal, que ocorre na sede da Assembleia Legislativa, no Cohafuma.

A Assembleia Legislativa, por meio do seu presidente, Arnaldo Melo (PMDB), também, suspendeu as atividades. Os trabalhos da Comissão Parlamentar da Baixada foram adiados.

VELÓRIO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

O corpo do deputado federal Luciano Moreira já se encontra no plenário da Assembleia Legislativa e o velório já começou. Para as 11h, está prevista uma missa de corpo presente.

O enterro será no fim da tarde, no cemitério Jardim da Paz, em São Luís.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

A morte de Luciano Moreira teve grande repercussão na rede social Twitter e Facebook. Estando entre assuntos mais comentados Tópicos da Tendência (TTs) do Twitter.

E AGORA, QUEM ASSUME NO LUGAR DELE?

Com a morte de Luciano, o deputado federal Davi Alves Silva Junior (PR) assume o mandato em definitivo. Chiquinho Escórcio (PMDB), que era segundo suplente, passa a ser o primeiro e Costa Ferreira (PSC) assume uma vaga como segundo suplente.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

Um comentário:

  1. O Maranhão pede um grande homem, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Bacabal-MA

    ResponderExcluir