Belo Horizonte é a cidade mais digital do Brasil

Compartilhe esta postagem:

Belo Horizonte (MG) foi considerada a cidade mais digital do Brasil em um índice que mediu o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em 75 municípios brasileiros. De acordo com o “Índice Brasil de Cidades Digitais”, realizado pela primeira vez pela Momento Editorial, em parceria com a instituição CPqD, Curitiba (PR) ficou na segunda posição, seguida por Porto Alegre (RS) .

Pequenos municípios, como Ibirapuitã (pouco mais de 4 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul, Tarumã (cerca de 13 mil habitantes), no estado de São Paulo, e Tauá (55 mil habitantes), no interior do Ceará, também estão bem posicionados no ranking – entre os dez primeiros.

Para medir o nível de digitalização das cidades no Brasil, o CPqD criou um questionário de 15 perguntas formuladas a partir de critérios relacionados à infraestrutura tecnológica – equipamentos, cobertura geográfica –, disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade – para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas.

O questionário foi respondido por cem municípios, de todas as regiões do Brasil. Desse total, 75 foram validados após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE.

“Ainda falta muito para que as cidades brasileiras alcancem o nível de digitalização plena. Mas, com iniciativas simples como a ampliação da quantidade de aplicações e serviços”, afirma Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial.

Confira as cidades mais digitais da pesquisa:
1.º – Belo Horizonte (MG);
2.º – Curitiba (PR);
3.º – Porto Alegre (RS);
4.º – Vitória (ES);
5.º – Ibirapuitã (RS):
5.º – Jundiaí (SP);
6.º – Campinas (SP);
7.º – Santos (SP);
7.º – São Carlos (SP);
8.º – Tarumã (SP);
9.º – São Paulo (SP);
10.º – Tauá (CE).
________________
Referência: Portal G1.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!