segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bairro Trizidela de Bacabal pode virar cidade

O bairro Trizidela da cidade de Bacabal pode se tornar independente e virar um município. O pedido de emancipação foi feito pelo deputado estadual Carlinhos Florêncio. Ele também pediu a emancipação do distrito de Brejinho, pertencente à cidade de Bacabal.

Com o fim do prazo no dia 11 de junho (sábado) para protocolar os pedidos, a partir de hoje (13) inicia-se o prazo de 120 dias para a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional elaborar estudos de viabilidade para cada núcleo urbano que pleiteia a emancipação. Serão analisados os aspectos econômico-financeiro; político-administrativo e sócio-ambiental e urbano.

Um Grupo de Trabalho (GT), formado por técnicos, foi criado pela Assembleia Legislativa para assessorar a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, presidida pelo deputado Andre Fufuca (PSDB). Os deputados Carlinhos Florêncio (PHS), Rigo Teles (PV), Vianey Bringel (PMDB), Hemetério Weba (PV), Marcelo Tavares (PSB) e Camilo Figueiredo (PDT) também são titulares da Comissão.

Cada requerimento protocolado na Assembleia Legislativa está acompanhado de um memorial descritivo da área a ser desmembrada, detalhando, além do núcleo urbano, populacional e eleitoral, todos os povoados contidos na área a ser emancipada. Os dados demográficos devem estar estimados no último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os demais dados – como arrecadações – serão fornecidos pelos órgãos municipais, estaduais e federais de planejamento, fazenda, estatística e meio ambiente.

Transcorrido o prazo de 120 dias, os estudos de viabilidade municipal serão publicados no Diário Oficial do Estado, momento em que se abrirá um prazo de 10 dias para a impugnação dos mesmos. Dentro deste prazo, também será realizada pelo menos uma audiência pública em cada núcleo urbano envolvido no processo.
Na última etapa a Assembléia Legislativa votará uma proposta autorizando o TRE a realizar um plebiscito, que dará a palavra final, sobre a criação de um novo município.


POLÍTICOS QUEREM CRIAR CIDADES PARA CONTROLÁ-LAS

Alguns dos locais candidatos a virarem municípios tem nome de políticos: Governadora Roseana Sarney, Presidente Lula, senador João Alberto, deputado Waldir Filho, deputado Mercial Arruda. Os deputados são os patronos dos pedidos, políticos que querem criar uma nova cidade para terem o controle sobre ela.

BAIRRO TRIZIDELA DE BACABAL TEM CONDIÇÃO DE VIRAR CIDADE?

Não. O bairro Trizidela de Bacabal é o que mais sofre na época das enchentes. Milhares de pessoas têm que sair de suas casas e procurarem se abrigar em outro local por causa das cheias do rio Mearim. Se o bairro realmente virar cidade, já que vai ganhar uma área territorial maior, seria o caso de mudar a sede para um local que não fosse atingido pelas enchentes. Caso contrário, será igual Trizidela do Vale, uma cidade no caos nas épocas das enchentes.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

2 comentários:

  1. AS PESSOAS ACHAM QUE TRIZIDELA SÓ É A PARTE QUE ALAGA !DEPOIS DA PONTE QUE COBRE O RIO MEARIM ATÉ ONDE É BACABAL SERÁ TRIZIDELA DO MEARIM...ENTÃO ANTES DE FAZER COMENTARIOS QUE NÃO TEM CONDIÇÃO DE VIRAR CIDADE, VCS DEVARIAM SE INFORMAR MAIS A RESPEITO...TENDO EM VISTA QUE A BR 316 CORTA O NOSSO FUTURO MUNICIPIO SENDO QUE TEMOS AREAS QUE AS ENCHENTES NEM PASSA PERTO...ENTÃO MEU POVO QUERENDO OU NÃO QUERENDO TEMOS MAIS DE 90% DE SE EMANCIPAR...PASSANDO OU NÃO PASSANDO A SER MUNICIPIO NÃO TEMOS NADA A PERDER EM FIM SABEREMOS QUE LUTAMOS.

    ResponderExcluir
  2. @Lázaro Mancinne, todas as reportagens publicadas aqui possuem informações completas e pesquisadas antes.

    E quanto a você, antes de enviar um comentário, leia a reportagem completa com atenção, como por exemplo a parte no último parágrafo que diz:

    "Se o bairro realmente virar cidade, já que vai ganhar uma área territorial maior, seria o caso de mudar a sede para um local que não fosse atingido pelas enchentes."

    Obrigado peloa cesso e comentário.

    ResponderExcluir