TJ do MA discrimina deficientes visuais em prova de concurso

Compartilhe esta postagem:

Dois deficientes visuais não puderam realizar a prova do concurso público do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) nesse domingo (29). Os deficientes visuais impedidos de realizarem o concurso do TJ-MA foram: Manoel do Vale e Adriane Castro Santos. Manoel, que é estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão, iria concorrer ao cargo da auxiliar judiciário. Já Adriane, que é assistente social, tentou fazer a prova para o cargo de analista judiciário.

Os dois deficientes visuais haviam solicitado, previamente, para a coordenação do concurso, uma prova específica, com letras maiores ou em braile, pois ambos ainda possuem cerca de 5% a 10% da visão.

Solicitaram, ainda, a presença de um ledor (pessoa que lê a prova), mas quando chegaram ao local da prova, no Colégio Máster, no Filipinho, tiveram a triste notícia que seus pedidos haviam sido indeferidos e receberam a mesma prova que os outros inscritos para o concurso do TJ-MA.

Sem, obviamente, conseguirem ler a prova, retiraram-se do local e foram ao Plantão do Cohatrac para registrar um boletim de ocorrência. Mas lá, a informação que tiveram é que o nobreak da delegacia havia sido roubado e com isso os computadores não estavam funcionando. E, mudando um pouco de assunto: será que esse equipamento foi roubado pelos próprios funcionários da delegacia ou era apenas preguiça para registrar o BO?

Somente na manhã desta segunda-feira (30), os dois deficientes visuais iriam registrar o B.O.

Essa não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça do Maranhão é acusado de discriminar deficientes visuais. No concurso público para juiz de 2008, o edital publicado pelo TJ-MA proibia a participação de deficientes visuais, pois a prova não poderia ser feita em braile, com a alegação que “o trabalho de juiz não pode ser feito por cegos”. O Ministério Público do Maranhão, à época, chegou a sugerir ao TJ-MA a exclusão da proibição no edital.

No Maranhão, há, aproximadamente, 920 mil pessoas que possuam algum tipo de deficiência visual, correspondendo a 16,13% da população.
________________
Com informações do Portal IMirante.com e do Blog do Jorge Aragão.

RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor | Website

Blogueiro há 15 anos da área de Educação e Concursos, já publiquei mais de 6.059 notícias; Jornalista Técnico (Registro Nº 1102-MA - Ministério do Trabalho); Mestre em Ciência da Computação (UFMA), Doutorando em Biotecnologia (UFDPar). Em tempos de desinformação e fake news, o Castro Digital reforça o compromisso com o jornalismo de qualidade. Publico informações de forma responsável e que você pode confiar. Currículo Lattes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!