quinta-feira, 19 de maio de 2011

Passeata contra abuso e exploração sexual em Bacabal

A Promotoria da Infância e da Juventude, juntamente com a Câmara Municipal de Bacabal, realizou nesta quinta-feira (19) uma passeata para abordar o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. O evento contou com autoridades civis, militares, profissionais liberais e muitos estudantes.

A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas satisfazem seus desejos e fantasias sexuais (ato de obrigar a criança ou adolescente a práticas sexuais por meio da força física ou de influencia psicológica). Tudo isso é considerado abuso. Infelizmente, a maioria dos casos registrados de abuso sexual acontece no próprio ambiente familiar, por meio de quem deveria proteger e cuidar das crianças e adolescentes. O abusador age silenciosamente, geralmente não levanta suspeitas, pois mantem uma relação de confiança com as vítimas.


Na exploração sexual, os agressores visam tirar vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças e adolescentes. Tanto o abuso como a exploração são crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal. A exploração sexual se manifesta por meio da pornografia e prostituição. Visa o lucro e, na maioria dos casos, envolve uma rede de exploração sexual, onde as vítimas podem ser traficadas, ou seja, tornam-se mercadorias a serem utilizadas por pessoas envolvidas numa rede criminosos.

Toda pessoa que tiver conhecimento de um caso de abuso ou exploração sexual deve denunciar. Basta ligar para o número 100.

IMAGEM - Passeata contra abuso e exploração sexual em Bacabal

IMAGEM - Passeata contra abuso e exploração sexual em Bacabal

IMAGEM - Passeata contra abuso e exploração sexual em Bacabal
________________
Informações do Blog do Louremar Fernandes. Fotos: divulgação, Promotoria de Justiça.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: