ÚLTIMO DIA: inscrições para cursos técnicos na UemaNet
O que você está procurando neste site? Faça uma PESQUISA na caixa abaixo:

Governo inicia Curso do Maranhão Profissional esta semana

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nesta terça-feira (17) terá início a primeira ação de qualificação do programa Maranhão Profissional, lançado na última quarta-feira (11) pela governadora Roseana Sarney. Às 9h da manhã, será realizada a aula inaugural dos cursos de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica, simultaneamente, nos 10 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) na capital e interior, por meio de videoconferência.

A aula inaugural será presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, que estará no Cetecma da Praia Grande, em São Luís. Os secretários de Trabalho, José Antonio Heluy, e de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, estarão presentes nos Centros Tecnológicos de Imperatriz e de Santa Inês, respectivamente.

Fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), estão sendo oferecidas 2.048 vagas para formação de profissionais nas ocupações de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica.


As aulas serão ministradas nos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. Na capital, os cursos serão ministrados em dois pólos - no Estaleiro Escola do Sítio do Tamancão (Área Itaqui-Bacanga) e no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal).

A convocação das turmas foi realizada pela Setres, por meio das agências do Sine na capital e interior "Nosso banco de dados, que também reúne trabalhadores interessados em fazer cursos de qualificação profissional, foi nosso ponto de partida", contou o secretário José Antônio Heluy. "Fizemos a seleção e o recrutamento desses candidatos e formamos cerca de seis turmas por pólo; cada turma com 32 alunos", concluiu.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, a escolha dos cursos se deu pela necessidade do mercado. "São cursos que atendem a necessidade de parte dos grandes projetos que estão se instalando no Maranhão", esclareceu.

As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, um serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios %u2013 numa espécie de aula por videoconferência %u2013 além de contar com a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

Estão formadas turmas para os turnos matutino, vespertino e noturno, voltadas para qualificação de trabalhadores com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e fora do mercado de trabalho.

Os educandos receberão material didático completo, além de ferramentas de trabalho para as aulas práticas. Os cursos têm duração estimada de 6 meses e após a conclusão, os trabalhadores estarão aptos ao mercado, com encaminhamento para o trabalho planejado pela Setres.
________________
Referência: informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Maranhão.


RECOMENDE ESTA NOTÍCIA PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK
CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

RESPONSÁVEL PELO SITE
Raimundo de Castro
de Bacabal - MA, Brasil.
Jornalista (Registro Nº 1102-MA - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão - SRTE-MA) formado pelo iBECEC - Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação;
Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, Pedagogo (UEMA), Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais (Faculdade UniSEB/COC), Web Designer (SENAC), Acadêmico de Sistemas Para Internet (FEBAC), Estudante de Técnico em Informática (Uemanet e Rede e-TEC/MEC). CURRÍCULO LATTES
Desde fevereiro de 2009, já publiquei notícias e você e/ou outros internautas já fizeram comentários. Obrigado pelo acesso ao site e volte sempre.

  ©Castro Digital | Bacabal - MA - Todos os direitos reservados.

Topo