segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Maranhense vence Concuso de Histórias do MinC

O Revelando os Brasis divulgou a lista dos 40 moradores de cidades com até 20 mil habitantes selecionados no IV Concurso Nacional de Histórias. O maranhense José Osman Silvino Santos, do município de Igarapé do Meio, teve o texto "Mais uma Maria, que Batalha e não Desiste" selecionado.

José Osman Santos vai participar junto com os outros 39 selecionados de oficinas de formação e de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, onde estudarão todas as etapas de produção e depois voltarão para os municípios de origem para transformar as histórias em vídeos digitais.

O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras por meio da Lei de Incentivo a Cultura, com parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), parceria do Canal Futura e apoio da TV Brasil.

A quarta edição do projeto recebeu 502 inscrições. Todas as cinco regiões brasileiras tiveram representantes selecionados: Nordeste (18), Sudeste (07), Sul (11), Centro-Oeste (03) e Norte (01). Dezessete estados têm histórias escolhidas: Bahia (05 histórias), Rio Grande do Sul (05), Paraíba (04), Espírito Santo (03), Minas Gerais (03), Paraná (03), Santa Catarina (03), Ceará (02), Mato Grosso do Sul (02), Pernambuco (02), Piauí (02), Alagoas (01), Amazonas (01), Maranhão (01), Mato Grosso (01), Rio Grande do Norte (01) e São Paulo (01).

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

OFICINAS

Os autores das histórias selecionadas participarão das Oficinas de Formação e Realização Audiovisual no Rio de Janeiro, entre os dias 04 e 17 de outubro, com todas as despesas pagas. O curso é composto por aulas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, edição/ finalização, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa.

Após as oficinas, os selecionados retornarão as suas cidades para transformar as histórias em vídeos com até 15 minutos de duração. Nessa fase, eles contarão com o apoio de uma produtora regional que irá providenciar os equipamentos de câmera e de som digitais.

VÍDEOS

Nas três primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2009, foram produzidas 120 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os vídeos realizados pelo projeto são apresentados nas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas em um programa de TV veiculado pelo Canal Futura. Na fase seguinte, os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

O Revelando os Brasis faz parte de um conjunto de ações para democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual, permitindo aos moradores das pequenas cidades o contato com as novas tecnologias e a possibilidade de contar suas próprias histórias. A iniciativa é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do País e revela novos olhares sobre o Brasil.
________________
Referência: Ministério da Cultura.


CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES DO SITE
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER AVISOS DE NOVAS POSTAGENS
Preencha seu e-mail abaixo, em seguida acesse seu e-mail e procure na sua caixa de entrada ou lixo/spam uma mensagem com o assunto Activate your Email Subscription to: Nova postagem no Castro Digital, abra e clique no link de confirmação.



COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Os comentários devem ser relacionados com o assunto da matéria. Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: