sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Diferença entre votos válidos, nulos e brancos

A diferença entre votos válidos, nulos e brancos confunde a cabeça das pessoas e faz com que muitas pensem que os votos brancos e nulos são dados a um certo candidato, como por exemplo o que tiver mais votos.

Vamos ver a diferença entre cada um deles e acabar com esse mito.


VOTOS VÁLIDOS
São os os votos nominais, dados diretamente a um candidato, ou os votos de legenda. Isso acontece quando você vai votar e digita exatamente o número do seu candidato.

VOTOS NULOS
São aqueles que não pode ser contado em razão de algum vício na manifestação da vontade do eleitor. Isso ocorre, por exemplo, quando o eleitor pode escolher dois candidatos a senador e vota duas vezes em um mesmo político para a função. Ocorre também quando você digita um número de candidato inexistente e confirma o voto.

Também são anulados os votos de um candidato que venha a ter o seu registro indeferido. No caso de eleições proporcionais, se houver indeferimento de registro de candidatura após as eleições, os votos não serão computados para a legenda do político.

VOTOS BRANCOS
São aqueles que não pode ser contado porque não foi endereçado a nenhum candidato ou legenda. Apesar de a urna eletrônica contar com uma tecla que registra o voto em branco, ele não é contabilizado para o resultado eleitoral.

Os votos nulos e brancos não interferem no resultado das eleições porque não fazem parte dos cálculos eleitorais. E mais importante: votos nulos e brancos não servem e não são destinados a nenhum candidato!
COMENTE ESTA NOTÍCIA COM SEU PERFIL DO FACEBOOK OU SE PREFERIR, MAIS ABAIXO COM SEU PERFIL DO GOOGLE/BLOGGER - REGRAS: Não é permitido comentário sem identificação. Comentários feitos com conta Fake ou conta do Google do tipo Unknow (Desconhecido) não serão publicados. Todos os comentários são moderados previamente, por isso, não repita o mesmo comentário, pois ele só vai aparecer aqui após aprovação. Comentários com acusações e/ou palavras de baixo calão também serão imediatamente deletados e, se for o caso, o perfil pode até ser banido e não mais permitido que publique nenhum comentário. Também não é permitido comentário com nenhum tipo de publicidade.

0 comentários: